Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

domingo, 16 de agosto de 2009

Pincéis


Muitos clientes que se interessam por restaurar ou pintar móveis e objetos em geral me perguntam sobre os tipos de pincéis que uso.Querem saber marcas ,melhores modelos etc.
Pincéis saõ ferramentas ,e como ferramentas existe um tipo para cada função .Isto teoricamente ,porque com alguns pincéis de medidas diversas você pode fazer qualquer serviço desde que tenha um pouco de prática e paciência.O uso dos pincéis exige que você saiba inicialmente o que quer e o que vai fazer.Detalhe : não é necessário comprar caríssimos pincéis importados ,porque os nacionáis são de ótima qualidade para pintar objetos .Pincéis importados são bons para acabamentos delicados principalmente por não soltarem pelos com facilidade.
O ideal é que se tenha muitos pincéis e com vários níveis de usos .Os novos são chatos para trabalhar porque seus pelos ainda estão muito certinhos ,não permitindo o controle total do processo de pintura .Os bem velhos são excelentes para limpar cantinhos e saliências e para locais onde deve-se colocar pouca tinta .
Como trabalho somente com isso ,tenho aproximadamente uns trinta e cinco ou quarenta ,de várias medidas e de todos os fabricantes nacionais.Cada fábrica usa em seus produtos diferentes tipos de pelo ,o que facilita o trabalho pois encontramos um pincel para cada função ou material.
Para mim é importante ter pincéis para cada tipo de pintura ,uns só para verniz ,outros só para latex ,outros para esmalte sintético e outros para neutrol e produtos semelhantes .Se usarmos um mesmo pincel com diferentes produtos químicos ou diferentes tintas ,ele se acabará bem rápido.
Você deve comprar pincéis de pelos duros e também macios ,e deve experimenta-los num mesmo trabalho para sentir como cada um faz sua função ,aprendendo assim o uso adequado deles .Os tamanhos e larguras vão depender das áreas a serem trabalhadas.
Por exemplo : para pintar uma mesa ,será necessário um pincel de 63mm,mas para as cadeiras um de 19 mm já resolve.
Existem pincéis bem "cheinhos " e também os mais chatos que tem bastante largura e pouca altura nos pelos .Eu prefiro os "chatos' ,porque me facilitam qualquer serviço ,e retem pouca tinta ,sendo inclusive mais fáceis de limpar.Porém às vezes é necessário um tipo de pincel bem redondo,mas você só vai saber quando usa-lo no momento em que sentir necessidade dele.
É muito difícil falar de pincéis sem mostra-los em funcionamento ,mas acredito que a partir do instante em que começamos a executar um serviço ,fica mais fácil percebermos o que necessitamos de um pincel.
Limpeza: os pincéis usados em latéx devem ser lavados com água e postos para secar pendurados para que a água escorra e não crie depositos de resíduos de tinta na base dos pelos.
Aliás ,todos os pincéis devem secar pendurados ,para isso a maioria tem um furo na ponta do cabo.
Os pincéis usados em verniz e esmalte sintético serão limpos com aguarrás ,e os usados com seladoras tem obrigatoriamente de ser limpos com thiner 4137 indicado para produtos à base de nitrocelulose.
Corte : quando você perceber que o pincel está muito mole ,ou espalhando tinta onde não deve ,corte os pelos com uma tesoura e terá um pincel mais firme ,como se fosse um mais usado.
Creio que isto já dá uma idéia sobre uso de pincéis ,mas se me lembrar de mais alguma informação,voltarei ao assunto
Por agora é só ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .