Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Relógio Cuco

Este é o relógio cuco de um grande amigo ,que não foi restaurado porque estava em perfeitas condições mas com péssima aparência ,pois tem aproximadamente uns sessenta anos .A pintura da caixa estava estragada ,e a pintura do mostrador corroida pela ação do ar marítimo ,pois o relógio ficou durantes muitos anos num apartamento  em Guarujá ,cidade litorânea proxima de São Paulo.Foi feito o lixamento total da peça  e do mostrador.Na caixa foi aplicada uma massa à base de ouro para dar um brilho especial ,e passadas duas demãos de verniz brilhante. A píntura do mostrador,extremanente delicada e trabalhosa foi refeita  no mesmo tom da original.A peça criou vida nova ,e o mais importante é que o proprietário e sua esposa gostaram muito do resultado.

2 comentários:

  1. Sou relojoeiro, especializado em restauração de relogios antigos. Já restaurei varios cucos iguais a este que está neste blog.
    Acesse meu blog:
    http://wwwwilsonpontual33.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns... Amei seu blog e suas maos sao abencoadas por DEUS, que trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .