Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 11 de outubro de 2009

Restauração de cadeiras


Vou dar a vocês algumas dicas de como eu faço para restaurar cadeiras .

Primeiro passo :Verifique pela aparência se a cadeira realmente pode ser restaurada.

Segundo passo : Desmonte a cadeira toda ,se possível com um martelo de borracha para não machucar a madeira.Se for necessário use também uma chave de fenda grande mas cuja ponta esteja um pouco gasta pois se ela escapar pode machucar você ou a madeira.

Terceiro passo ; Lixe todas as partes desmontadas com uma lixa número 60 para desbaste .Lixe depois com uma lixa número 180 ,para deixar a madeira bem lisa.
Obs : As partes que se encaixam e que vão receber cola também devem ser lixadas para a remoção da cola velha .

Quarto passo : Se houver orifícios na madeira tampe com massa F 12 que é específica para este fim .Após tampar o furo você deve raspar um pouco para tirar o excesso ,e após a secagem da massa passe a lixa 180 no local.Esta massa é vendida em diversos tons de madeira .

Quinto passo:Ponha cola de madeira nos buracos de encaixe ,o suficiente para envolver a parte que vai ser encaixada.Se sobrar limpe com um pano úmido.Encaixe e bata com o martelo de borracha para que as partes fiquem bem juntas .Se a cola escorrer,passe uma faca no local depois de secar, que a parte escorrida se soltará.

Sexto passo :Como você já lixou tudo ,limpe bem com um pano úmido ,e depois com um outro pano sêco.Agora é só pintar ,ou envernizar.

Sétimo passo : Pinte com um pincel ou rolinho com pouca tinta para que a mesma não escorra .Com verniz deve-se tomar o mesmo cuidado .Não esqueça de pintar a parte debaixo da cadeira .Vire a cadeira ao contrário e pinte primeiro o lado debaixo ,para que não escorra nenhum pingo na parte que todos veem .
Deixe secar cada demão de tinta ou verniz no mínimo por seis horas (se o dia estiver quente ),no inverno ,o ideal é deixar secar por vinte e quatro horas .
Faça esta parte com calma e preencha todo o espaço para que não fiquem falhas .

Está pronto,agora é só usar .pode parecer dificil quando se começa ,mas aos poucos vamos percebendo como manusear o pincel e o trabalho ficará pronto rapidamente.


Observações :Se você quiser deixar a madeira com aparência de crua (sem verniz ), use verniz fosco ,que protegerá a madeira e nao dará nenhum brilho.
Você poderá também pintar ou envernizar com pistola e compressor caso possua este equipamento.

Caso alguma coisa não de certo passe um e-mail para mim que tentarei resolver o problema .

12 comentários:

  1. como faço para restaurar cadeiras com assento com espumas. Minhas cadeiras sao todas assim, quero deichalas bem modernas com um tecido com listras e envernizalas

    ResponderExcluir
  2. Querido anônimo, vamos restaurar a sua escrita, em respeito às palavras da língua portuguesa.

    "Deichalas" é brabo... Deixá-las, por favor.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de saber como restaurar uma cadeira cromada? Ela está toda enferrujada. O que devo fazer? Lixar e pintar por cima ou existe outro método?
    Aguardo resposta!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. adorei seu blog!!!
    obrigada pelas dicas, tenho um acervo grande de peças que venho guardando e restaurando aos poucos e passo horas na rede pesquisando ja que nao tenho para quem pedir socorro.
    agora sei, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, sempre é bom visitar seu blog. Essas dicas sobre as cadeiras vou por em prática... Pois lendo sobre a pintura já me ajudou e aqui complementou as informações que eu precisava. Vamos lá... pra ver o que dá.rrsss. Depois sai o resultado no meu blog... Abraços

    ResponderExcluir
  6. Caro senhor, só quero mesmo agradecer sua atenção ,dedicação e boa vontade em nos ensinar com suas dicas preciosíssimas. Estava a procura de ajuda para salvar umas cadeira que muito me agradam. Ajudou-mep por demais suas informações.

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Adorei suas dicas, nos dias de hoje, as pessoas não gostam muito de divulgar o modo de fazer, elas não se dão de conta que faz quem tem o dom e gosta de fazer....continue a divulgar o que faz e como faz, para continuar a fazer com que pessoas inspirem-se no seu trabalho e de continuidade....
    abraço

    ResponderExcluir
  8. Adorei teu blog! Vou restaurar as cadeiras que tenho, herdadas de minha mãe.Mas elas não tem o encosto estofado! Podes me ajudar, me informando como posso fazer o estofado para o encosto?? O encosto é de madeira inteira não tem ripas ou recortes.
    Desde já te agradeço!
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Prezado, grato pelas orientações.
    Como faz-tudo aqui em casa e tendo algumas cadeiras com folgas, bambas, fico imaginando que nao me bastaria retirar, lixar a cola velha mas possivelmente inserir algum cavaco junto com a cola para garantir a rigidez da junta. Usar pregos, estava fora de cogitação ate que alguem no Google propos essa solução (alem da cola de PVA); mas nao concordo com essa solução..

    ResponderExcluir
  10. O ideal é que você limpe bem a cola velha , encaixe bem as partes e aplique pequenos cavacos e cole tudo ,para deixar a peça bem rígida .Caso seja necessário utilize parafusos ao incez de pregos . Afunde um pouco o começo do buraco com uma broca maior ,para deixar a cabeça do parafuso mais dentroa da madeira ,e aplique massa de madeira por cima , para que o parafuso não possa ser visto .

    ResponderExcluir
  11. Excelentes dicas, Dom Moleiro. Estou com esse problema agora. A dica da massa f12 e outras são preciosas. Obrigado!

    ResponderExcluir

  12. Que bom saber da existência de pessoas que ainda abdicam de seu tempo para ensinar a outras seu conhecimento.
    Tenha certeza que isso só te engrandece.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .