Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

domingo, 12 de julho de 2009

Trabalhos executados



Aqui estão alguns exemplos de restaurações feitas em móveis bastante estragados pelo tempo e pelo uso.A cadeira era de cerejeira natural,e recebeu pátina em tons de verde.O abajur tem aproximadamente cem anos e recebeu além de restauraçao completa ,uma pintura igual à original.

Mesa de canto com acabamento em seladora


Esta mesa estava com o tampo e as laterais totalmente riscados e com buracos feitos por ferramenta ou faca .Foi totalmente lixada e os buracos tampados com massa F12 tingida na cor da madeira .O acabamento foi feito com tres demãos de seladora .

sexta-feira, 10 de julho de 2009

restauração e conserto

Quando temos um móvel ou objeto antigo,quebrado ,feio,desarranjado ,desbotado ,em nossa casa , a tendência é que seja jogado fora ou consertado.Isso se aplica a vários tipos de coisas que possuimos.
Mas ,quando temos objetos que gostamos,que achamos bonitos ,ou que nos contam histórias ,devemos restaura-los para que fiquem como eram quando gostávamos mais dêles.
O conserto só devolve a funcionalidade ao móvel ou objeto,mas o restauro o traz "de volta à vida " para que possa novamente ser usado e apreciado.Para que se possa restaura-lo,é necessário tempo ,paciência ,ferramentas ,e ,uma certa dose de habilidade,sem a qual nada se pode fazer.
O meu objetivo neste blog é, alem de divulgar o meu trabalho de restaurador ,tentar passar um pouco da minha experiência nesta área e,algumas "manhas " aprendidas ao longo dos anos
Tentarei dar dicas úteis que possam eventualmente ajudar os leitores em algum trabalho doméstico que pode parecer difícil ,mas que com uma ajudinha se torna mais fácil .
Espero que vocês possam interagir comigo ,me questionando ,e ,também me dando informações sobre soluções encontradas .Afinal,não sou nenhum mestre no assunto ,e tenho muito a aprender sobre restaurações.
Peço que tenham paciência e boa vontade ,pois sem isso não se faz restaurações ,E, que tenham paciência comigo também ,pois sou um cara cheio de defeitos e busco melhorar a cada dia .
Tentarei escrever sobre vários assuntos e da melhor forma que puder para que possamos aprender juntos .
Vamos ver o que dá .