Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

domingo, 11 de outubro de 2009

Restauração de cadeiras


Vou dar a vocês algumas dicas de como eu faço para restaurar cadeiras .

Primeiro passo :Verifique pela aparência se a cadeira realmente pode ser restaurada.

Segundo passo : Desmonte a cadeira toda ,se possível com um martelo de borracha para não machucar a madeira.Se for necessário use também uma chave de fenda grande mas cuja ponta esteja um pouco gasta pois se ela escapar pode machucar você ou a madeira.

Terceiro passo ; Lixe todas as partes desmontadas com uma lixa número 60 para desbaste .Lixe depois com uma lixa número 180 ,para deixar a madeira bem lisa.
Obs : As partes que se encaixam e que vão receber cola também devem ser lixadas para a remoção da cola velha .

Quarto passo : Se houver orifícios na madeira tampe com massa F 12 que é específica para este fim .Após tampar o furo você deve raspar um pouco para tirar o excesso ,e após a secagem da massa passe a lixa 180 no local.Esta massa é vendida em diversos tons de madeira .

Quinto passo:Ponha cola de madeira nos buracos de encaixe ,o suficiente para envolver a parte que vai ser encaixada.Se sobrar limpe com um pano úmido.Encaixe e bata com o martelo de borracha para que as partes fiquem bem juntas .Se a cola escorrer,passe uma faca no local depois de secar, que a parte escorrida se soltará.

Sexto passo :Como você já lixou tudo ,limpe bem com um pano úmido ,e depois com um outro pano sêco.Agora é só pintar ,ou envernizar.

Sétimo passo : Pinte com um pincel ou rolinho com pouca tinta para que a mesma não escorra .Com verniz deve-se tomar o mesmo cuidado .Não esqueça de pintar a parte debaixo da cadeira .Vire a cadeira ao contrário e pinte primeiro o lado debaixo ,para que não escorra nenhum pingo na parte que todos veem .
Deixe secar cada demão de tinta ou verniz no mínimo por seis horas (se o dia estiver quente ),no inverno ,o ideal é deixar secar por vinte e quatro horas .
Faça esta parte com calma e preencha todo o espaço para que não fiquem falhas .

Está pronto,agora é só usar .pode parecer dificil quando se começa ,mas aos poucos vamos percebendo como manusear o pincel e o trabalho ficará pronto rapidamente.


Observações :Se você quiser deixar a madeira com aparência de crua (sem verniz ), use verniz fosco ,que protegerá a madeira e nao dará nenhum brilho.
Você poderá também pintar ou envernizar com pistola e compressor caso possua este equipamento.

Caso alguma coisa não de certo passe um e-mail para mim que tentarei resolver o problema .

Cadeiras velhas






Estas cadeiras foram encontradas por mim,numa rua próxima de meu atelier .
Dei uma olhada e percebi que apesar do estado em que se encontravam era possível restaura-las e dar uma nova utilidade às mesmas.
As cadeiras foram desmontadas ,lixadas e pintadas de preto fosco, com um detalhe em dourado.
Feito o serviço dei as cadeiras para um amigo que tem uma cantina italiana no bairro de Tucuruvi em São Paulo.Este restaurante ,o "Macarrão da Mama" tem uma decoração muito alegre e bonita,e em cada mesa um tipo diferente de cadeiras .E agora ,as cadeiras que alguém jogou na rua,servem aos clientes desta cantina .