Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Abajur antigo


A tempos atrás postei a foto deste abajur centenário que havia restaurado .
Um cliente me perguntou como fiz para restaurar a tinta na cor certa se tive de lixar a peça toda ,deixando-a na madeira crua .
Na realidade não pude usar exatamente a côr original pois a mesma estava um pouco desbotada pelo tempo .Fiz então o seguinte : fotografei a peça por todos os ângulos antes de lixar ,e quando fui pintar carreguei umm pouco mais nos tons .
Fiz isso baseado em fotos que tinha em livros de arte e decoração onde aparecem abajures e outras peças da mesma epoca do que restaurei .Comparando as fotos que tirei com as dos livros ficou fácil chegar a uma cõr bem próxima da original.
O abajur foi restaurado mas manteve o aspecto de antigo e usado.
Sempre que pego uma peça para restaurar faço fotos para ter referência da côr original e depois fotografo o processo todo exatamente para documentar o trabalho e também ter material para postar neste blog.
Às vezes as fotos não ficam boas ,por isso algums trabalhos não são postados e outros só tem uma foto da peça finalizada .
A máquina fotográfica é um excelente "ajudante " do restaurador ,pois permite que a imagem original da peça seja preservada.Ela também é uma ferramenta importante para o meu trabalho.Mas tem de ser um maquina digital ,para que se possa enviar fotos para clientes e vice versa através de e-mail .Temos de usar os recursos tecnológicos atuais para auxiliar uma atividade eminentemente artesanal .
È só por hoje .

3 comentários:

  1. Bom dia Dom Moleiro.
    Gostei muito do seu blog. gostaria de uma orientação sua. Comprei 1 poltrona antiga encosto de palinha, para colocar com almofadas do quarto de bebe, só que eu quero pintar toda de branco com tinta alto motiva de pistola, sendo que primeiro vou mandar lixas, para depois pintar. será que vai dar certo? Grata. Andréa. deaburgosc@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. A work mate recommended me to this website. Thnx for
    the details.
    My web page :: Furniture Designers Brisbane

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria de entra em contato para o restauro de 2 pés de abajour.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .