Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 21 de março de 2010

Bolsa com detalhes em ouro


Uma leitora me solicitou orientação para restaurar detalhes em metal dourado de uma bolsa de couro.
Segundo ela os detalhes de metal estão corroidos e enferrujados,o que enfeia e desvaloriza a bolsa .
A solução para isso é relativamente simples :
Em primeiro lugar é necessário comprar uma lata de tinta dourada em spray.Esta tinta é apresentada em dois tipos ,dourado e cromeado e permite um acabamento igual ao original .Eu uso da marca Colorgin,encontrada em lojas de materiais de construção e lojas especializadas em tintas ,e cujo preço gira em torno de R$ 18,00 a lata .
Além da tinta é necessária a compra de uma folha de lixa d'agua número 400,fita crepe e tambem deve-se ter um pedaço de papel ou plastico para proteger as partes que não serão pintadas .

Em segundo lugar ,vamos trabalhar :
Pegue um pedaço de lixa d'agua número 400 ,molhe na torneira ou num recipiente com água ,e lixe até retirar toda a parte estragada do metal .Após o lixamento retire os resíduos de pó e limpe completamente as peças metálicas .A seguir pegue a fita crepe e contorne a parte a ser pintada para protege-la .Envolva o resto da bolsa com papel ou plástico deixando à vista somente os detalhes que receberão a tinta dourada.
Se você não tiver experiência com tinta spray ,aconselho a testar antes todo o processo em uma lata ou pedaço de metal qualquer .De uma mão de spray a uma distancia de 30 cm da peça e espere uns dez minutos ,pois a tinta seca rápido .Em seguida de uma segunda mão e pronto.Faça isso primeiramente como teste , e depois de ver o resultado aplique a tinta nas peças de metal da bolsa .Tome muito cuidado para não aplicar tinta em excesso pois a mesma poderá se acumular em um pedaço qualquer e escorrer.Caso isso aconteça , pegue um pedaço de pano embebido em aguarrás e limpe a tinta toda enquanto está úmida .A seguir aplique novamente a tinta e o trabalho ficará pronto Após a segunda mão ,deixe a tinta secar por umas seis horas para que fique bem firme .Não esqueça de ler as instruçoes do rótulo ,onde o fabricante indica o tempo exato de secagem do material .
Se por acaso a parte de couro da bolsa estiver sem brilho ,compre um vidrinho de silicone líquido e passe nela.O silicone limpa e dá um pouco de brilho no couro .Você pode também ir a uma sapataria de consertos e comprar um produto para hidratar couros.
Pronto , sua bolsa está nova ,agora é só leva-la para dar uma voltinha no shopping.

8 comentários:

  1. Sabe o que eu gostei?....vc compartilhar a sua arte com outras pessoas. Poucos ensinam o que sabem.

    Um beijo meu pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Bah, dá trabalho, mas deve ficar ótimo. Não tenho nada assim para arrumar, mas assim que tiver vou usar suas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Agradeço sua atenção e sua dica. Sim, tudo isso dá muito trabalho, mas funciona.
    A bolsa era praticamente nova, mas com esses detalhes corroidos deu impressão de velha.
    Após essa restauração ela ficou até melhor de como comprei.
    Muito obrigado! e parabéns pela iniciativa de ajudar os seus leitores com essas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Amigo,
    Faço do comentário abaixo minhas palavras. Obrigada por compartilhar com seus semelhantes conhecimentos divinos em arte, atitude nobre e gentil de sua parte! Parabéns pelo blog, sou sua fã e prometo visita-lo toda semana!!!

    Fabiana-
    Alphaville, Barueri

    ResponderExcluir
  5. Adoreeei! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Sou sua fâ. Só gostaria de ve-lo postando mais...

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .