Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ebanização


Um cliente me enviou umas fotos de uma antiga cômoda com cinco gavetas e me pediu um orçamento para fazer uma ebanização no móvel .Disse-me que uma amiga viu o móvel e lhe disse que ficaria ótimo ebanizado .Só que o cliente não fazia a menor idéia do que seja ebanização e pediu-me que lhe explicasse o que seria isto .
É uma coisa bem simples .É um processo para escurecer a madeira de um móvel para que esta se pareça com ébano ,uma madeira proveniente da África cuja cõr é bem escura , quase negra.
A tecnica para ebanização é a mesma usada para outras pinturas .
Primeiro você lixa muito bem o móvel, tomando o cuidado para que não fiquem resíduos da pintura ou verniz original,e depois tinge ou pinta com um produto que a escureça mas sem encobrir os veios originais da madeira .
O método usado para escurecer depende de cada um .
Muita gente usa extrato de nogueira diluído em água , um produto muito usado antigamente ,mas que não adere bem à madeira e com o tempo solta-se deixando o móvel com péssima aparencia .
É possível também usar Neutrol diluido em aguarrás ou gasolina .Este produto apresenta a vantagem de ser usado numa diluição bem alta o que facilita a secagem ,porem necessita de um verniz para dar acabamento,pois se limpar com um pano com qualquer solvente o trabalho ficará estragado .Mesmo depois de sêco o Neutrol ou produto similar se dissolve novamente .Alem disso para passar verniz por cima é muito difícil pois o verniz também dilui o Neutrol .
Para mim a melhor maneira de fazer ebanização é com esmalte sintético diluido em aguarrás .
Sempre uso este produto nos meus trabalhos ,pois tem a vantagem de não exigir mais uma mão de verniz para acabamento e não diluir depois da secagem .
Você pode usar esmalte sintético fosco se não quiser brilho ,ou brilhante caso queira .
A diluição varia de acordo com madeira na qual se fará a ebanização .Nas madeiras mais claras usa-se mais tinta e menos diluente e nas escuras o inverso.Não dá para indicar exatemente o quanto por cento vai de cada produto .Você deve experimentar em um pedaço de madeira parecido com a que vai receber a pintura para acertar a mistura adequada .Misture um pouco de tinta com o diluente e aplique na madeira .Se achar que ficou muito escuro ,ponha mais diluente.Se ficou claro demais adicione tinta ,mas sempre prestando atenção na proporção de um e outro , para depois fazer uma quantidade de tinta diluida que permita pintar o móvel todo .
Você pode ,para não errar ,fazer uma diluição maior e depois passar duas ou tres mãos ,até chegar no tom desejado.
Lembre-se: Ebanização não é pintar a peça de preto ,é escurecer de modo que apareçam os veios originais da madeira .Quanto mais veios tiver a madeira ,mais bonita será a ebanização.
Ponha a "mão na massa " e divirta-se .

15 comentários:

  1. Sabe Dom, antes eu me perguntava, como pode um artista ficar dando tds as dicas de sua arte, de seu trabalho?...hoje eu sei, que por mais que vc nos dê tds as dicas, nós nunca faríamos um trabalho como o seu, pq vc é o artista, vc tem o Dom.

    Um beijo meu querido....linda noite!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dom Moleiro! Tudo bem?
    Passei rapidinho para saber como está. e desejar um bom domingo.
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  3. Olá Dom, tudo bem?
    Parabéns pela iniciativa que ajuda tantas pessoas a reciclarem seus móveis. Tenho uma dúvida: Qual a cor do esmalte sintético que devo comprar? Tem uma marca a indicar?
    Grata.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, será que daria certo escurecer um piso de tacos (provavelmente pinus), com anilina de madeira diluída em gasolina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficará ótimo, fiz aqui em casa. Passe aqui algum dia e veja por se só o resultado, ficou combinando muito bem com os outros móveis que tenho.

      Excluir
  5. Olá, Dom moleiro.Por acaso descobri seu blog e acho você o cara! com todo respeito, porque divide experiências.Aqui em casa sou eu que pinto,envernizo,faço texturas e etc.Muito do que sei aprendi aqui na internet.Você tem que ver a cara de surpresa do meu marido,pinto tudo que precisa, a casa toda... me sinto realizada,mas ainda tenho muito que aprender e se ele vacilar pinto até ele, por enquanto meus projetos tem sido aprovados.Obrigada.Bjs.cristina-RJ.

    ResponderExcluir
  6. muito boa a ajuda sendo que tenho um probleminha meu piso são de tacos pequenos aqueles antigos vou escurecelos de preto sendo que entre eles esta sem a macinha e nao sei que macinha é esta teria como alguem me ajudar.
    obrigado ps.Carol-Rj.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!Parabéns por sua dedicação ,não somente ao trabalho como também os leigos como eu.
    Ao acaso estava procurando por folha de ouro e pasta de pátina.Que tomei coragem de restaurar para da-ló de presente.
    Gostei muito das dicas ..enfim do site todo.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  8. descobri por um acaso o seu site, cahei incrivel espero que voce continue atncioso e paciente nas explicações, pois são detalhadas e o inicante pega facil. obrigada dora de fortakleza_Ce

    ResponderExcluir
  9. Amei suas dicas mim ajudaram bastante...muito obrigada por vc compartilhar com nosco a sua sabedoria,que deus ilumine teus passos hoje e sempre!!!
    meu nome é Jú, tenho 24 anos e atravez das suas dicas hoje posso dizer que faço qual quer coisa...graças a vc..bjoss fique com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Oi, gostaria de saber se posso usar a tecnica da ebanização para aberturas, tipo portas e janelas externas!!!
    Ficaria muito agradecida pela ajuda, pois quero muito escurecer minhas aberturas e não acho nenhum verniz na cor que eu quero!!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. ñ conhecia esta tecnica .é muito bonita. adorei todo o seu trabalho . realmente vc é um ratista de mãos cheias. parabéns....

    ResponderExcluir
  12. Dom Moleiro, parabéns pelo seu blog e pelas dicas .Com certeza é um excelente professor,explica com clareza e objetividade as técnicas
    que usa para lixar, pintar ou seja, para restaurar a madeira.
    Aprendi muito, obrigada por existir.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se você indica alguem que faça este tipo de serviço no Rio de janeiro, estou precisando deste tipo de trabalho em madeira para portas.

    ResponderExcluir
  14. Dom, parabéns pelo blog!
    Depois de muitos e muitos anos voltei ao meu hobby de marcenaria, mas já havia esquecido muitas coisas... uma delas era que extrato de nogueira mancha a pele!!!!
    Fiquei com a palma da mão preta, depois de escurecer uma peça japonesa que estou criando.
    Alguma dica de como limpar essas manchas da mão?
    Grato!
    Celso.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .