Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Restauração de cadeiras estofadas .

Um leitor que não quis se identificar me pediu orientações sobre como restaurar uma cadeira estofada com espuma .
Êle pretende renova-la usando um tecido listrado e enverniza-la
Bem , em primeiro lugar o ideal é consultar um tapeceiro e analisar se é muito caro fazer com um profissional ou fazer em casa.Às vezes saí caro fazer em casa pois se não temos experiência acabamos por desperdiçar muito material e muito tempo.
A parte de restauração da madeira eu já expliquei num post  mais velho que versava sobre esse assunto .É só dar uma espiadinha lá e pegar as instruções .
O estofamento  porém dá um certo trabalho .E preciso verificar se a espuma não precisa ser trocada,e se a base onde esta se  apoia  está firme .
Se tudo estiver bem é só arrancar o tecido original , colocar o novo ,prende-lo com grampos tendo o cuidado de estica-lo sempre e pronto .Para quem não tem experiência funciona na base de tentativa e erro .
Como não sou tapeceiro e já tive que refazer estofamentos de cadeiras muito estragadas costumo fazer o seguinte :Arranco a espuma ,arranco a base de tiras se estiver estragada , e faço uma nova base com madeira compensada .Recorto essa base para que se encaixe nos contornos do assento,colo a espuma por cima,com cola branca , e forro com o tecido novo.Tomo sempre o cuidado de fazer uma meia duzia de furos na base para que a espuma possa expelir o ar quando alguem se senta .Se você não fizer isso a cadeira não fica confortável .
Dá um certo trabalho mas você acaba conseguindo fazer todo o processo em casa.Nem sempre fica como se fosse feito por um profissional ,mas quebra o galho .
Normalmente as cadeiras tem umas travessas  de reforço ,e que também servem para encaixar essa base de madeira compensada ,que deve ter no máximo 50mm. de espessura .
Você deve aparafusar a base com a espuma e o tecido diretamente nas travessas.
Vire a cadeira de "cabeça" para baixo com a base encaixada , fure e aparafuse ,tomando o cuidado de usar parafusos do tamanho certo ,que atravessem a base e penetrem uns 70mm.na travessa .
Feito isso está pronta a cadeira .É so sentar e relaxar .

P.S. Se você achar que não está bem explicado me mande um e-mail que tentarei explicar melhor

10 comentários:

  1. Móveis Luis XV,Móveis Luis XVI,Móveis Clássicos,Móveis Entalhados,Moveis Vitoriano em SP.
    Réplicas de Moveis em SP,O Artificie Américo Neves atua a 43 anos em SP,junto com um grupo selecto de Artesãos executando peças unicas com exclusividade sob encomenda,replicas de estilo,releitura e reedição de moveis de época e assinados.
    Américo Neves Art Design em Interiores tem uma vasta selecção de centenas de itens de série produzido no Velho Mundo mobiliário diferentes e exclusivos so executados sob encomenda em SP.As peças são customizadas com o tipo de ferramnetas e técnicas usadas a centenas de anos,cada coleção e trabalhada por verdadeiros Artificies.Nada e feito numa linha de montagen criando,assim,exclusivamente a reprodução maravilhosamente impecavel o acabamento quase chegando a autênticidade.Via Mundo Nossas coleçôes são feitas de Jequitibá madeira nova certificada pelo (DOF) excepcionalmente tratados com uma nova técnica brasileira,como a técnica eupéia.
    Visite nosso Ateliê e traga seu projeto,aqui ele é unico e exclusivo.

    Peças unicas quase chegando a autenticidade. Estamos orgulhosos do nosso acabamento e estilos que são tão belamente confeccionados a tornar praticamente impossivel distingui-los dos originais.

    Trabalho com móveis clássicos,reproduções,cópias,restauros,de vários estilos,móveis entalhados a mão,poltronas ,camas,mesas,aparadores,bancos,banquetas,espelhos tudo entalhado a mão,enfeites de paredes entalhados,em vários estilos luiz xv,luizXVl,barroco,regencia,italianos,vitorianos,apliques de madeira,entalhes em geral ,restauração,reprodução,cópias de móveis clássicos,pintura,tapeçaria,madeira. AAAAAA BANCOS ENTALHADOS,ESPELHOS ENTALHADOS,MESAS ENTALHADAS, POLTRONAS ENTALHADAS,CADEIRAS ENTALHADAS,APARADORES ENTALHADOS,PORTAS ENTALHADAS,ENTALHES EM MADEIRA,ENTALHES EM CADEIRAS,ENTALHES EM ESPELHOS,ENTALHES EM GERAL.


    http://www.americonevescadeiras.com.br/
    http://www.americoneves.com/

    ResponderExcluir
  2. gostaria que conhece-se meu ateliê de Moveis feitos a maõ sob encomenda SP.

    www.americonevescadeiras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho 74 anos e me arrisc no terreno de artesanato. Já fiz muita bobagem, como pintar de branco uma mobília completa estilo Luiz XV, que, depois que tive netos, está semi destruída jogada num quarto de despejo.Há, também uma cadeira de balanço austriaca , carrinho de cha, etc.Depois de muita busca encontrei o seu blog e já ajeitei duas cadeiras medalhão e uma arca que tinha o acabamento quebrado.
    Pretendo agaora atacar a mobília. Mas há pernas quebradas, estofamento de veludo rasgado e o espelho, uma linda peça em cristal bisotado,montada em uma muldura de 1,50 de altura sobre um console de marmore italiano,tem uma grande mancha negra, acho que de mofo por umidade. Há restauração para isso?
    Quero parabenizar e agradecer, porque foi o único blog que encontrei que ensina como fazer e nos dá a alegria de executar um trabalho tao gratificante.
    Obrigada
    Vilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara , para tudo ha um jeito de restaurar .Até nossas almas podem ser restauradas .
      Faça o seguinte : Veja quais peças quer restaurar e me envie fotos das mesmas pelo e-mail indicado na barra lateral do blog . Vendo as peças fica mais fácil saber os problemas ,e o que deve ser feito para resolve-los
      Faça as perguntas que quiser relativas a cada peça e te responderei da melhor forma possível .
      Pode contar comigo.

      Amauri

      Excluir
  4. Parabéns pela generosidade: ela é a prova de que você confia na qualidade do trabalho que faz.

    ResponderExcluir
  5. Tenciono experimentar o Tira Tinta mas a latinha custa muito caro. Em Niterói -RJ custa 30 Reais na Leroy Merlin.
    É isso aí também na Leroy Merlin?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beto.
      É isso mesmo , o Tira tintas é um excelente produto mas tem um preço um pouquinho salgado com relação aos similares,Mas tem a vantagem de não poluir ,e ser utilizado sem máscara, luva, etc.

      Excluir
  6. Bom Dia, estou tentando restaurar uma cadeira, já lixei, porém fiquei na dúvida de qual verniz usar, li sobre vernizes e pela minha inexperiência, irei usar verniz a base d'agua. Para minha cadeira ficar com este leve brilho como o da foto desta matéria, qual verniz devo comprar? Muito obrigada, Miria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueça o verniz a base de água ,pois ele demora excessivamente para secar .Utilize o Poliulac da Sayerlack ,acetinado .
      Dilua com 20% de água raz e aplique com um pincel macio .Depois de aplicar num pedaço, uma perna por exemplo, passe um rolinho de espuma seco (sem verniz,sem nada ),e vá fazendo isso até terminar toda a peça .O acabamento fica bem melhor que só usando pincel . Teste antes numa madeira qualquer para pegar o jeito .Se precisar de mais informações entre em contato pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  7. Amei seu trabalho... Parabéns por tudo... principalmente por compartilhar conosco sua sabedoria. abraços..

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .