Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 11 de abril de 2010

Carranca do São Francisco



Peguei uma carranca como estas ,nova e bem pintada e dei uma envelhecida .
Usei um metódo simples e eficiente porém demorado .
Lixei ela toda e mergulhei em água por cinco dias .Após isso deixei uns quinze dias ao sol ,virando para "queimar " em todos os lados .
Pintei nas côres definitivas ,fiz uns furos na base e enterrei por um mês no meu jardim ,tomando o cuidado de regar todos os dias .
Quando tirei já estava começando a ficar feia ,e nos furos que fiz as formigas fizeram moradia ,aumentando os buracos .Lavei,lixei e deixei mais uma semana ao sol .A madeira rachou em alguns lugares aumentando o aspecto de coisa muito usada .
Passei então duas camadas de verniz fosco para proteger e o resultado vocês veem abaixo





Vejam de frente .Parece que está bem estragada pelo tempo.Essa é a intenção.


Depois de todo esse trabalho a carranca ficou como acima ,meio feia mas envelhecida.

3 comentários:

  1. Oi Dom.
    Estou aki lendo os blogs para minha mãe, felina, que está internada para fazer exames e lendo teu blog, ela mandou lhe dizer que morre de medo dessas carrancas...rsrs...manda-te um beijo.

    Vivianne Fernandes( Felina Menina)

    ResponderExcluir
  2. Caraca, que trabalheira. Tem que ter muita paciência. Só não entendi se era uma carranca mesmo ou se era uma planta. Enterra, rega, vira, põe no sol, etc...
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .