Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

terça-feira, 4 de maio de 2010

CUPINS


Um leitor do blog me pediu orientação para acabar com cupins que infestam um velho baú.
Esse realmente é um problema chato de se resolver ,mas tem solução .
Existem no mercado diversos cupincidas ,alguns melhores outros piores .Não posso indicar um que seja bom porque vai depender da madeira e do nível de infestação ,mas de modo geral qualquer produto de laboratório conhecido pode ajudar no combate a essa praga .
Quando pego móveis com cupim faço o seguinte : Compro um cupincida novo ,mesmo que tenha algum no atelier ,pois prefiro usar o que foi feito "ontem" para não correr riscos usando um que foi aberto dois ou tres meses atrás .
Compro também uma seringa de injeção ,vendida em qualquer farmácia ,mas que tenha a agulha bem fina ,para que penetre facilmente nos buraquinhos feitos na madeira .
Aí , com muita paciência vou injetando cupincida em todos os buracos que encontro.
Dependendo do tamanho do móvel isso pode levar horas ,mas não se pode desistir nunca ,senão ,os cupins não morrem .
Faço isso e espero um dia ou dois para repetir a operação .Normalmente consigo acabar com os insetos .
A aplicação de cupincidas deve ser feita tomando-se os cuidados recomendados pelo fabricante
,pois o produto é altamente tóxico e pode realmente prejudicar a saúde.
Após constatar que já não ha mais cupins ( a poeirinha desapareceu ) , é só tampar os furos com massa F 12 e lixar e pintar ou envernizar o móvel .
Fácil mas um pouco demorado,porém vale o esforço, porque se recupera um móvel que de outra forma teria de ir para o lixo.
Mas atenção , o combate aos cupins deve ser feito logo que os primeiros sinais de "poeirinha" sejam avistados ,pois se deixar os cupins por muito tempo na madeira ela ficará totalmente esburacada e estragada.
Se tiverem dúvidas sobre este assunto entrem em contato ,por favor .

17 comentários:

  1. Olá Dom Moleiro!
    Eu estou com este problema, acho que tem cupim na porta de meu ateliê, fiz exatamente isso, por 3 dias. Creio que eles se foram.
    Obrigado por dicas tão boas.
    Bjosssssss

    ResponderExcluir
  2. boa noite
    tenho um vaso de metal, a parte do meio é de cobre, gosto muito dele, porém ele está amassado em dois lugares e está com vazamento, gostaria de saber se vc faz este tipo de restauração? moro em Curitiba, mas meu marido vai sempre a SP

    ResponderExcluir
  3. Cheguei a conclusão de que combater cupins é atingir o auge da paciência!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Procurando na net solução para um móvel atacado por cupins encontrei este blog. Gostaria de sugestão para restaurar um pé estilo chipandele de um bar antigo que foi bastante danificado por cupins.Somente os dois pés traseiros do móvel. Já tratei com cupinida e agora restaram as "crateras" deixadas pelos bichanos. Será que existe alguns tipo de resina que eu possa colocar neste buraco para preenche-lo e voltar a ter a resistencia necessária para um pé. Inicialmente pensei de fazer uma massa com serragem e cola cascorex extra, mas estou em dúvida se dará o resultado pretendido.Fico grata se puder me auxiliar.renata

    ResponderExcluir
  5. A massa descrita na resposta, a F 12 tapa os buracos, mas como a cratera formada pelos cupins em meu sofá foi muito grande precisei remendar um grande pedaço. O problema é que ficou com uma textura e cor diferente da madeira original.Como posso disfarçar?
    Grata,
    Marlise

    ResponderExcluir
  6. Algumas partes da madeira da maquina de costura, está infestada por cupins, e a cada dia aparece montinhos de graõzinhos novos,tem alguma parte dom furinhos mas outras na base que é só a casca, aparecendo o miola da madeira já.
    Pergunto 1) siringa com remédio nesse caso nãoresolve?
    2)Contratar dedetizadora , que vai lavar toda a peça resolve?
    3)Acabando com os cupins, como restaurar a madeira, naquelas partes que só sobrou a casca?

    grato

    Joel

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho um sofá que herdei do meu pai, mas somente neste calor é que notei que há muitos cupins nele, estou com pena de jogar fora, mas tenho outros móveis de madeira e estou com medo de que estes móveis também encham de cupim, o que faço, jogo fora? Tentei passar Jimo cupim, mas estou amamentando e é um produto tóxico... por isso não posso manuseá-lo como gostaria para acabar de vez, dar um banho no sofá...

    ResponderExcluir
  8. oi dom ! eu comprei uma cristaleira antiga de madeira escurecida , e reparei que está com alguns furinho de cupim .ñ sei identificar se já foi tratada . pode me dar elgumas dicas e se tiver que tratar qual material devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia .
      Verifique se tem fezes do cupim ,aquelas bolinhas redondas minúsculas .Se tiver e forem claras, amareladas , os cupins estão vivos ,mas se estiverem escuras amarronzadas, os cupins já morreram .
      Compre um produto chamado Pentox ,que é um cupincida muito bom.ele vem com uma mangueira fina que cabe exatamente no buraco da madeira .É só aplicar e deixar a peça embrulhada em plástico por uma semana ,que todos os cupins morrerão .Leia com atenção as instruções do rótulo.

      Excluir
  9. Dom Moleiro
    adquiri umas molduras antigas para colocar fotografias em parede, porém estão infestadas de cupim. A madeira é tão boa que nem mesmo a quantidade de cupim que tem conseguiu destruí-la totalmente. Como faço para restaurá-la, sendo que em minha cidade não tem restaurador nem mesmo algum profissional que faça esse trabalho?
    Obrigada
    Beth
    Guanambi-BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth .
      Me envie pelo e-mail fotos das molduras para que eu possa avaliar o que tem de ser feito nelas e como fazer .
      O endereço é : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  10. O que é a massa F 12 descrita para tapar os buracos provocados por cupins?
    Ivair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massa F12 é um produto feito para tpar pequenos furos ou depressões na madeira .Ela adere firmemente à superfície ,podendo ser lixada depois de seca para que fique lisa .É vendida em diversoso tons de madeira para atender a todos os gostos .

      Excluir
  11. Bom dia!

    É possivel acabar com aquela areia escura que os cupins deixam na madeira ? Tenho um móvel que acredito não ter mais o cupim, mas continua caindo essa areia escura.
    Grata.
    Renata :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Renata .
      Aquela areia escura sãoas fezes oxidadas. Se só tiver areia escura no seu móvel ,os cupins ja se foram , mas se também sair areia mais clara é sinal que ainda existe uma colonia .A única maneira de eliminar isso é deixar que continue a sair .Vire o móvel ,se não for muito pesado, em varias posições para forçar a saida deste material .É conveniente também plicar um cupincida só para ter certeza . Utilizo sempre um produto chamado PENTOX ,que vem com uma mangueirinha na medida exata doso buracos dos cupins .É só enfiar no buraco e apertar o spray.
      Amauri

      Excluir
  12. Olá agradeço a sua resposta!!!
    Só que estou procurando o Pentox na internet e não acho... Aonde posso compra-lo?
    Att,
    Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata.
      Você encontra o Pentox , em qualquer loja de materiais de construção ou em lojas de tintas .É fácil .
      Amauri

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .