Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Limpeza de grades de ferro


Outro dia um leitor me pediu por e-mail orientação para limpar uma grade de ferro que estava feia e precisava ser repintada.
Passo agora a vocês as mesmas informações que dei a êle.
Em primeiro lugar é necessária uma aplicação de um produto sobre o qual falo muito neste blog : o STRIPITISI, um gel que dissolve tintas,graxa , óleo e gordura .Sou um grande garoto propaganda do produto, pois seu uso me facilita muito qualquer trabalho .
Bem ,aplica-se este produto com um pincel e espera-se que surjam bolhas na tinta .Aí raspa-se com uma faca ou uma escovinha de aço até retirar toda a tinta solta .Se for necessário repete-se a operação .
Quando toda a tinta tiver saído é hora de lixar .Deve ser usada lixa para metal , a mesma usada por funileiros em automóveis .Esta lixa deve ser molhada para funcionar melhor .
Eu costumo cortar tiras dessa lixa para facilitar o uso .Pego as duas pontas da lixa e vou passando pra um lado e para outro como se estivesse lustrando um sapato .É mais fácil e mais rápido.
Deve-se usar uma lixa número 80 ou parecida para a primeira lixada e para acabamento uma lixa 400.Após lixar limpa-se com um pano embebido em agua raz .
É conveniente aplicar em seguida um fundo, ou "primer" que vai isolar o metal e prepara-lo para a pintura .
Depois disso é só aplicar a tinta ,de preferência duas demãos .
Dependendo da peça pode-se usar pincel ,rolinho de espuma ou compressor e pistola ,se tiver este equipamento em casa .Pronto ,a peça estará nova .
Qualquer dúvida me liguem ou enviem um e-mail

8 comentários:

  1. Olá Dom Moleiro! Tem um selinho lá no blog para você, pode passar e pegar.
    bjosssss

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada.

    Novo template do blog achei aqui: http://draft.blogger.com/home

    São 15 novos modelos (Blogger) experimental.
    Conectar-se como de costume, em seguida, clique no link.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dom Moleiro! Tudo bem?
    passei para desejar boa tarde,
    bjossss

    ResponderExcluir
  4. boa noite!? gostaria d saber com vc se eu posso colocar um anti ferrugem na grade q esta enferrujada, devido o xixi dos cachorros. e em seguida tirar a ferrugem solta e pintar após???
    valeu pela atenção!!!um abraço.

    ResponderExcluir
  5. melhor anti ferrugem do mercado: ARMATEC da OTTO BAUMGARTEN (VEDACIT)aplique e no dia seguinte uma simples lixada ou escova de aço e pode pintar.

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Para retirar tinta acumulada em minhas janelas e porta, usei removedores. Porém achei muito trabalhoso, dispendioso e faz muita sujeira.Então descobri e usei soprador térmico da Makita. É maravilhoso pois aquece a tinta e com uma espátula, faca, colher raspamos e sai tudo. Para os detalhes na retirada precisamos usar a criatividade para raspar com objetos diferentes que melhor se adapta ao trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde... Vou usar esse produto gel estripitisi e depois eu conto.
    Até mais

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .