Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Presentes de amigos -máquinas de costura

Ganhei de amigos um presentaço. Duas belíssimas maquinas de costura , o que agora me permitirá iniciar uma coleção .
A máquina mostrada acima é uma Olímpia ,fabricada na década de 40 ,e está em perfeitas condições de uso ,e com uma aparência ótima.
Parece que nunca foi usada ,pois sua pintura quase não tem arranhões ou descascados .
Não tenho a menor noção de como usar uma máquina dessas ,mas gostei muito pelo seu design e pelo histórico de cada uma .


Eis aí o emblema da marca .Dá para notar pelo brilho ,o estado de conservação desta peça .
Isso é um presente incrível



Está máquina está tão nova embora tenha mais de 60 anos que parece ter sáido da linha de fabricação agora.






Esta é uma Singer com 59 an0s de "vida " ,e em ótimo estado .


Detalhe do emblema comemorativo dos cem anos da fábrica Singer




Esta Singer foi fabricada em 1951 e está com um bom aspecto ainda .Foi só limpa-la e dar um polimento para que ficasse assim.

7 comentários:

  1. Olá Dom Moleiro! Que máquinas lindas!!!Eu adoro máquinas de costura antiga,sou filha de costureira,acho que esta paixão vem desde criança.
    Dom Moleiro,quanto a minha máquina de 1966 eu ganhei de uma amiga querida(Neide Bastos) que já não está mais entre nós e por isso vou guardá-la comigo.
    bjossss

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! São mesmo uma relíquia essas máquinas. Eu também tenho uma máquina antiga, pois também gosto de peças antigas.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Eiiiiii....sou louca pra ganhar um presentes desses sabias?São lindas, ficaram lindasss!

    "...ada dor é aprendizado e cada aprendizado é lucro para nossas almas"...obrigada por dividir comigo coisas que aprendeste com tua avó.


    beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  4. Olá, que bom saber que ainda existem pessoas sensíveis que admiram feitos importantes,como as máquinas de costura antigas que fazem parte da história do homen, existem quatro coisa que os homens de bem deicham para a história :seu nome, alguma foto,seus ossos,e seus feitos.
    Admiração e congratulações.
    Eng.Mec.G T B.

    ResponderExcluir
  5. Meu querido ser conservador náo e facil, temos que ter alem dos cuidados espaco para as reliquias, estou conhecendo o mercado das antiguidades neste moment! pretendo entrar em contato pelo telefone.

    Obrigada

    Jaqueline Fola

    ResponderExcluir
  6. Tenho um relógio de parede ESKA de 1981, precisa reparos e restauração, gostaria de vende-lo. Por a caso é de seu interesse?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .