Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Candida versus Cera


Estive na casa de um cliente esta semana para resolver um probleminha banal mas incômodo.
A nova faxineira quando foi limpar os armários da cozinha jogou Candida nos mesmos , que eram encerados e deixou tudo manchado .
Êle e sua esposa tomaram um susto quando chegaram em casa pois os armários ficaram horríveis .
Me chamaram para dar um jeito ,e quando cheguei fiquei impressionado com o estado dos móveis .
Ficaram simplesmente horríveis ,parecendo móveis velhos e maltratados .
Tive de desmontar todas as portas para lixar completamente a madeira e depois encerar novamente .E este serviço demorou um bocado para ser feito.
As peças enceradas devem ser limpas apenas com pano úmido ,quase seco,e uma nova aplicação de cera .
Deve-se limpar bem as peças para que não se acumulem partículas de poeira entre as diversas camadas de cera que são aplicadas ao longo dos anos .
Se isso não for feito , a madeira tende a escurecer devido ao acúmulo dessas partículas .
Quem tem móveis encerados precisa orientar muito bem as faxineiras e empregadas para que façam a limpeza da forma correta ,pois isso que aconteceu com meu cliente é muito comum ,pois a maioria das pessoas não sabem limpar corretamente móveis e outras peças .
Mas se isso acontecer , a solução é bem simples .
Pegue uma esponja de aço daquelas mais grossas, e lixe com ela todas as peças manchadas.
Após retirar todos os resíduos de cera antiga passe uma esponja de aço do tipo comum ,mais fina para que a superfície do móvel fique bem lisa .
Passe a cera novamente .São necessárias umas três demãos de cera ,porque a madeira precisa ficar saturada para poder voltar a ter aquele brilho característico da cera .
Após cada demão espere uns dez minutos e passe um trapo seco para retirar o excesso .Na última demão além de passar o trapo ,esfregue com uma flanela seca e limpa para dar brilho.
Pronto.Seu móvel ficou brilhando como novo.

5 comentários:

  1. Oi Dom! Adoro as suas dicas!!!!!!É bom poder contar com você, obrigada por compartilhar!!!!!!
    bjosssss

    ResponderExcluir
  2. Faxineira que nao sabe limpar? Odeio faxineira que nao sabe fazer o seu trabalho. Deveriam cobrar dela a restauracao dos moveis.
    De qualquer forma, adorei a dica pois isto ja aconteceu na minha mesa de trabalho!

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo blog! bem.. queria uma dica. recebi de uma prima um conjunto de moveis de embuia, provençal, com mais de 50 anos. Chegaram em novembro muitissimo bem conservados. Talvez ela tenha feito uma restauração há uns 20 anos, mas depois disso passava lustra moveis toda semana.Muito lustra moveis. Estavam realmente muito polidos e estava lindo. Passei a usar o mesmo produto, toda semana. Mais recentemente, não achei eaxtamente o mesmo,e comprei o que me pareceu uma nova versão do mesmo fabricante pois na parte de traz havia o mesmo nome. Marca conhecida de empresa de origem americana. Bom, acontece que algumas partes da embuia clarearam. Os moveis chegaram com uma cor muito uniforme e agora alguns pedaços estão mais claros. Até gosto dos veios da madeira, mas nas portas, a moldura fica estranha cada pedaço de uma cor. na cristaleira, o arremate ( bordado) tem parte clara e parte escura. ficou estranho. Aqui o ar é muito úmido, pois tenho mata nativa ao lado.
    O que pode ter acontecido... será que havia alguma pigmentação que acabou ssaido... será que exagerei no lustra moveis... será que essa cera que o senhor recomenda seria melhor ... passo algum pigmento para igualar... agradeço se puder me dar um conselho...

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .