Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Renovando máquinas de costura


Uma leitora me ligou dizendo que havia comprado uma maquina de costura igual às que mostrei no blog .Ela queria saber o que usar para tirar a sujeira acumulada em anos ,porque a máquina estava opaca mas dava para ver os decalques e perceber que estavam intactos .E a pintura também estava inteira ,porém sem brilho qualquer .
Essas máquinas foram usadas durante muitos e muitos anos, e por isso a poeira e a gordura das mãos criam uma camada sobre o verniz .Esta camada acaba sendo uma proteção para a pintura pois não permite que a umidade e elementos abrasivos entrem em contato com a superfície do verniz original da máquina .
Isso é bom pois fica relativamente fácil limpar e polir a pintura original .
Eu faço sempre o seguinte :Pego um trapo embebido em agua ráz e vou esfregando para remover a gordura mais espessa .Quando percebo que parte da camada já saiu ,passo a usar massa de polir carros que vai amolecendo o restante da sujeira Dou um verdadeiro banho de massa de polir em toda a superfície e vou esfregando até aparecer o brilho do verniz .
Isso obviamente dá um certo trabalho , e tem de ser feito devagar e com paciência .
Após deixar toda a máquina com um pouco de brilho ,passo a polir com uma flanela seca até atingir o brilho de pintura nova .
Aí a maquina fica como se tivesse mais nova ,e com aspecto de coisa limpa .

Um comentário:

  1. Olá Dom! Que linda máquina!!!Sou apaixonada por estas máquinas maravilhosas.Parabéns
    bjosssss

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .