Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sábado, 21 de agosto de 2010

Pintura limpa


Sempre que fazemos a pintura de um objeto qualquer ,seja grande ou pequeno nos deparamos com o mesmo problema : a sujeira decorrente dos pingos de tinta (ou verniz )que espalhamos ao redor .
Tanta o esmalte sintético ,como o verniz ,são produtos que dão trabalho para limpar quando pingam no chão ou em outro local qualquer .
É necessário se munir de paciência e boa vontade para limpar os pingos que nem sempre desaparecem totalmente como gostariamos .Às vezes é preciso esfregar muita agua ráz ou thinner para uma boa limpeza .
Muita gente desiste de renovar um móvel ou um objeto ao lembrar da sujeira que pode provocar no local onde fará o trabalho.
Mas existe uma solução interessante para este problema .
Atualmente existem vernizes e esmaltes solúveis em água ,o que facilita e muito na hora da limpeza ,pois é so esfregar água e desaparecem .Inclusive a limpeza de pincéis fica muito mais fácil.
O verniz solúvel em água é muito utilizado por quem faz pátinas ,pois tem um brilho suave ,e protege bem a madeira .É um produto barato e funcional ,pois pode inclusive ser diluido para render um pouco mais ou perder seu brilho acetinado e deixar a peça mais fosca .
O esmalte sintético tem as mesmas vantagens ,e protege madeiras e metais como o esmalte normal .É um pouco mais caro e necessita de um "primer " para sua aplicação.Não deve ser aplicado diretamente sobre o material pois não oferecerá a mesma proteção e qualidade de acabamento.Porém com o uso do "primer " específico ,êle faz o mesmo efeito do esmalte tradicional .
A diferença de preço oscila entre vinte ou trinta por cento a mais ,só que isso é compensado pela facilidade com que se limpa qualquer superfície onde haja respingos .
Já fiz varios serviços com estes produtos e percebi que sua performance é igual a de seus similares solúveis com água ráz .
Para quem por exemplo mora num apartamento e não dispoe de uma área externa onde possa fazer pintura em algum objeto ,estes são produtos que recomendo .
Experimente para ver o resultado e a facilidade para limpar com água .

2 comentários:

  1. Oi Amauri !
    Interessante sua postagem!
    Eu também recomendo para quem vai arregassar as mangas e tentar renovar um móvel,aconselho também produtos à base de água.No quesito riscos à saúde é praticamente nulo,mesmo assim faz se necessário a ventilação do ambiente.
    Um abraço,
    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dom Moleiro, vi seu blog todinho e gostei muito. Sou uma admiradora de móveis antigos, aquilo que os outros jogam muitas vezes eu pego, e por isso gostei muito das suas dicas de restaurações, não me esquecerei delas quando precisar, sempre precisamos um dia...
    É apenas para meu uso pessoal ok, já até usei uma da tinta dourada aqui nesses dias...
    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog e pelo jeito simples de expor sua sabedoria...

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .