Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma peça antiga ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pintura em máquina de costura antiga


Alguem acessou o blog em busca de informações para pintar máquina de costura antiga
Isso é bem simples .Para começar desmonte toda a máquina,deixando apenas o "corpo".Depois basta lixar a máquina toda com uma lixa para metais "60" ,depois usar uma "180" e finalizar com lixa "400" .Dá um certo trabalho porque a pintura dessas máquinas era feita com tintas de ótima qualidade ,feita para durar séculos .
Para acelerar um pouco o trabalho sugiro o uso do Stripitisi ,produto que já mencionei diversas vezes nas postagens e que ajuda a remover a tinta .
Quando acabar o processo de lixar deve-se passar um "primer " para tinta automobilística .Umas três demãos de tinta para automóveis preto brilhante ,são suficientes .Cada demão deve secar por umas seis horas , e após cada demão a peça deve ser lixada novamente com lixa "1200" .Após a terceira demão de tinta aplica-se mais tres demãos de verniz automobilistico de alto brilho .As demãos de verniz devem ter um intervalo de no mínimo doze horas .A aplicação destes produtos tem de ser feita necessariamente com pistola e compressor ,nunca com pincel ou rolinho .
Uma alternativa para quem não possui estes equipamentos é ir a uma oficina que faça pintura em automóveis e solicitar que façam o serviço.
Após a secagem completa do verniz deve-se fazer um polimento aplicando massa para polir e cera automotiva em seguida .
Para as partes cromadas é necessário recorrer a uma oficina especializada em cromeação .Para isso basta dar uma busca na internet .
Pronto ,sua máquina ficou com aparencia nova .

10 comentários:

  1. Olá...,Dom Moleiro!
    Bom dia!
    Passei em seu Blog e achei simplismente divino...,acho que estas atitudes ajundam o planeta á respirar.

    Parabens!.

    ResponderExcluir
  2. Muitos parabéns pelo blog e obrigada pela partilha!! O mais importante de tudo é que restaurar não é voltar a ficar como era, mas preservar as marcas do tempo e ninguém me tinha falado nesta perspetiva.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, é otimo.

    ResponderExcluir
  4. Save prison term and money by qualification the Red lobster coupons supplements
    segment of your local newspaper, which volition Loosely supply up deduction vouchers
    as before long as or doubly a hebdomad. These offer scenic flights crosswise the whole and so decide where you want to
    keep those clipped Couponss.

    My weblog: coupon code

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Boa tarde!
    Conhecem alguém que trabalhe com restauração de máquinas de costura antigas no rio de janeiro?
    Grato.

    ResponderExcluir
  6. adorei o post! era justamente o que eu precisava mas, a minha máquina é antiga mas não tanto quanto essas pretas (lindíssimas e estilosas *-*) a minha é a singer 666 multiponto. esse processo funcionaria com ela também? E o processo seria o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Vênyllu,
      Para saber o que pode ser feito com sua máquina precso vê-la .Envie fotos dela pelo e-mail indicado na barra lateral e te passarei um orçamento.
      Amauri

      Excluir
  7. Preciso de uma restauração em máquina de costura SINGER, ano 1.968 - está em bom estado, pouca coisa à fazer, mas não tem a base e tampouco o móvel, conseguem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Levy .boa noite .
      Você não deixou claro se quer que eu restaure a máquina ,ou se quer também que eu arrume um gabinete e os pés originais .
      Envie um e-mail para o endereço abaixo ,e se possível , fotos da máquina para que eu possa dar um orçamento estimado.
      Aguardarei seu contato.

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .