Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sábado, 11 de setembro de 2010

Resposta para Renata - tapar buracos


Renata, você me pediu orientação para tapar buracos de cupim ,mas não deixou um endereço de e-mail para resposta .
Mas a coisa é bem simples .
Se você já matou os cupins e sobraram os buracos ,compre uma embalagem pequena de massa F-12 para madeira ,e passe nos buracos com uma espátula ,ou com os dedos .Você pode lavar seus dedos com água que a massa sai toda .Depois da massa secar (uma ou duas horas ), lixe e envernize, ou encere .
A massa F-12 é o melhor produto que conheço para resolver esse tipo de problema ,e é encontrada em lojas de materiais de construção ou especializadas em tintas .Este produto tem algumas opções de cores ,para madeiras claras e escuras .Se você souber de qual madeira é feito o móvel ,pergunte ao vendedor da loja se tem a massa na cor específica da madeira .
É só isso .

28 comentários:

  1. Olá Dom,
    Estou reformando o meu armário e gostaria de sua opinião. Como faço para fechar o buraco na madeira que foi feito para colocar a fechadura? Pois o meu armário possui o puxador e mais a fechadura e gostaria de fechar esse espaço para colocar apenas o puxador. Acredito que a massa específica p madeira não ficará bom, pois terei que colocar grande quantidade e com o tempo dará problemas. Vc pode me dar alguma dica qnto a isso?
    Desde já agradeço.
    Priscila
    e-mail: pricalixto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!Como faço para tampar um buraco na madeira massaranduba de +ou-10cm de comprimento.
    Grata!!!BJS!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola, trabalho em um museu e estamos no processo de estudo pra restaurar uma câmera fotográfica, ela foi atacada por cupins e de algumas partes só sobrou um fina camada externa estando a madeira oca, teria algum material para ser aplicado nestas partes afim de preencher estes ocos sem que seja preciso substituir as peças, já que se trata de um material histórico. obrigado
    linguissa1980@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. OLÁ,GOSTARIA DA SUA AJUDA, TENHO UM PORTÃO DE MADEIRA ONDE FOI RETIRADA A FECHADURA E FICOU UM BURACO GRANDE, O QUE VC SUGERE PRÁ FAZER ESTE TAMPONAMENTO, ME SUGERIRAM PÓ DE SERRA COM COLA, SERÁ QUE FUNCIONA? FIQUEI COM RECEIO DE UTILIZAR A MASSA PRONTA PARA MADEIRA E POR SER UM BURACO GRANDE ELA COMEÇAR A RACHAR COM O TEMPO, DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA AJUDA, UM ABRAÇO.
    adrianaluiza@uol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu também gostaria de saber como faço para tampar um buraco de fechadura em uma porta de madeira.
    Obrigada
    Amandasantos13@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu também gostaria de saber como faço para tampar um buraco de fechadura em uma porta de madeira.
    Obrigada
    Amandasantos13@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Tenho um barril de madeira e preciso tampar os furos de cupim, para encher de vinho ou cachaça, qual a melhor solução para que não contamine o vinho?
    Grato.
    edson@palmares.ind.br
    ebbrito@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de saber como fazer pra pintar os espelhos da minha casa.. se é so passar a tinta ou lixar(parece que esta precisando) ela tem umas frestinhas ja.. queria saber se existe algum material pra fechar essas frestinhas ou tipo umas covinhas.. pra poder ficar mais bonito.
    Desde ja agradeço grande abraço
    wesley.biskup@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. OLÁ,GOSTARIA DA SUA AJUDA, A MINHA PORTA DE MADEIRA FOI RETIRADA A FECHADURA E FICOU UM BURACO GRANDE, O QUE VC SUGERE PRÁ FAZER ESTE TAMPONAMENTO, ME SUGERIRAM PÓ DE SERRA COM COLA, SERÁ QUE FUNCIONA? FIQUEI COM RECEIO DE UTILIZAR A MASSA PRONTA PARA MADEIRA E POR SER UM BURACO GRANDE ELA COMEÇAR A RACHAR COM O TEMPO, DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA AJUDA, UM ABRAÇO.


    maj.silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Minha dúvida é parecida com as outras perguntas, irei pintar uma porta mas não usarei a fechadura convencional e sim uma que não nessite de puxador, com isso irá ficar um furaco no lugar do puxador. Qual materia devo utilizar para vedar esse espaço? victor_asj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá. Eu também gostaria de saber como faço para tapar o buraco de uma fechadura em uma porta de madeira espessura 10mm.

    fabiofonseca7@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, isso depende do tamanho do buraco.
      Voc pode fazer uma espécie de rolha com madeira,e introduzir no buraco colando com cola de madeira .
      Se ficarem frestas ,preencha com massa F12 e lixe depois dela secar .
      Aí é só envernizar ou pintar a peça.

      Amauri

      Excluir
  12. Amauri, qual a marca dessa massa F12? Obrigada

    Edinalva da Silva

    ResponderExcluir
  13. A massa F12 chama-se exatamente Massa F12 ,e é fabricada pela Viapol .É só pedir massa F12 na loja ,que o produto lhe será entregue .

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu estou precisando tapar buracos de furadeira no berço do meu filho, e também apagar as marcas do dentinho...rss.
    Como devo proceder? O berço é branco em MDF.
    Agradecida

    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina .
      É simples . Compre uma embalagem pequena de massa F12 branca para madeira, e aplique nos buracos e nas marcas dos dentinhos com uma espátula pequena ou mesmo com o dedo .Espere secar por umas duas horas e lixe com um a lixa fina nº 320 .
      A seguir pinte com pincel macio ,ou rolinho , ou ainda tinta branca em spray .

      Excluir
  15. Ola Dom. Vou trocar a maçaneta da porta que é redonda e colocar uma retangular; terei que tampar uma parte do buraco para que eu possa ficar do tamanho exato da nova fechadura. A mass
    a f12 serve? O buraco tem 8cm de diametro por 3cm de largura.Desde já te agradeço , abs Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise .
      Este buraco é muito grande para tapar com massa .A massa com o tempo vai rachar e cair e a porta ficará horrível.
      O que tem de ser feito é colar um pedaço de madeira do mesmo tamanho, encaixando-o como se fosse uma rolha .
      Feito isso ,você deve fazer a furação necessária para colocar a fechadura nova .É mais demorado, mais trabalhoo, mas é a maneira correta de fazer o conserto.

      Excluir
  16. Bom dia. Estou com o mesmo problema do Edson Brito. Preciso tampar os furos de cupim do meu barril de madeira. Como eu posso resolver isso. Me disseram para colocar prego de inox no furo. Você recomenda isso?
    carolina@efrio.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina .
      Se procurar bem vai encontrar quem recomende raspa de unhas de dragão ,para tampar os furos .Essa idéia de pregos de aço é muito maluca. Mas falando sério, o ideal é , se forem buracos pequenos aplicar massa F12 ,feita especificamente para isso .Existem outras massa para madeira ,mas estou indicando essa porque é com ela que trabalho e sei que é um bom produto.
      Se os buracos forem grandes, mais de um centímetro de diâmetro, cole pequenos pedaços de madeiras e faça o acabamento com a massa F12. Essa massa é vendida em diversos tons de madeira ..

      Excluir
  17. ola! tenho um pequeno barril de madeira q esta com pequenas rachaduras. gostaria de veda-lo para colocar cachaça. como posso fazer?
    mayconmellis@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Amaury! A porta do meu armário de fórmica caiu pq os parafusos que a prendiam espanaram a madeira onde a porta estava fixada.
    Portanto, o buraco ficou grande e não é possível recolocar a porta fixando—a no mesmo lugar.
    Sendo assim, pensei em preencher a furo, que não é grande, com essa massa. O que vc acha? Seria mais recomendável usar essa massa ou durepox?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Oi Amaury! A porta do meu armário de fórmica caiu pq os parafusos que a prendiam espanaram a madeira onde a porta estava fixada.
    Portanto, o buraco ficou grande e não é possível recolocar a porta fixando—a no mesmo lugar.
    Sendo assim, pensei em preencher a furo, que não é grande, com essa massa. O que vc acha? Seria mais recomendável usar essa massa ou durepox?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Oi Patrícia .
    Neste caso ,o ideal é tampar os buracos com Durepoxy ,que é mais resistente que a massa F12 . Mas melhor ainda é tampara os buracos, virar a posição da porta e abrir novos buracos .Sua porta deve ser feita de aglomerado, por isso é que espanou o buraco.

    ResponderExcluir
  21. Oi Amaury, meu problema são arranhados bem fortes feitos por cachorros nas portas, o que vc me aconselha para resolver ?
    Meu e-mail é rgsttippe@hotmail.com,
    Grata
    Rosana

    ResponderExcluir
  22. Olá Dom,
    Comprei hoje uma cômoda antiga para reformar, quando ela comecei a tirar a folha de madeira vi que estava investada de cupim, a madeira por baixo da folha está totalmente esburacada, os buracos são grandes e em grande número, vocé pode me ajudar me dizendo se a cômoda tem salvação??? Pq pelo q pude perceber a infestação está apenas na madeira de fechamento lateral.
    Obrigada pela atenção
    Marjorie

    ResponderExcluir
  23. Olá da p fazer furo na massa f12 depois de seca??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim . Você pode furar a massa F12, desde que tenha muito cuidado para não destruí-la .
      Se usar uma furadeira ,deixe em baixa velocidade.

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .