Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Acabamento para madeira pintada com latex



Um leitor me pediu orientação para dar um acabamento melhor em uma peça de madeira pintada com latex ,Não me disse que tipo de móvel ou qual sua cor .
Mas isso na realidade não importa,pois para darmos acabamento desse tipo só tem uma solução que eu saiba .Possivelmente existem outras opções mas não as conheço
Uso somente verniz em qualquer peça na qual foi aplicada tinta latex ou tinta acrílica.
Como faço muitos trabalhos em pátina ,uso latex fosco para dar acabamento mais aveludado no móvel .
Existem dois tipos de verniz que costumo usar .Um é o verniz solúvel em água ,que dizem ser especial para pátinas e o outro é o verniz comum soluvel em thinner ou agua-ráz.
O verniz solúvel em água é muito mais fácil de trabalhar que o outro ,porém tem uma característica que atrapalha um pouco seu uso.Se pintarmos um móvel com este material náo podemos mexer com as mãos ou apoiar os braços por muito tempo porque a gordura do corpo deteriora este material e o mesmo começa a se dissolver ,deixando o móvel com um aspecto feio .
Fiz pátina num jogo de poltronas nas quais o local de apoio dos braços era de madeira e recebeu pátina com acabamento em verniz solúvel em água .Depois de uns meses o acabamento começou a ficar melado e a se desfazer .A cliente me chamou e mostrou-me o estado lastimável de suas poltronas .Tive de refazer o trabalho e depois de quebrar a cabeça e fazer muitas perguntas a diversos profissionais descobri que este verniz se deteriorava comforme citei acima .Fiz então o acabamento com verniz comum ,e os móveis estão inalterados a mais de tres anos .
Isto não significa que este tipo de verniz é ruim ,mas que tem uma pequena limitação para seu uso .Após estas poltronas usei o verniz solúvel em água em diversos móveis e nunca tive problemas .
Além da facilidade para lavar pincéis e outros materias usados no trabalho, o verniz solúvel em água também pode ser diluído facilitando a aplicação .
Para móveis que vão ficar expostos ao clima ,como os usados em piscinas,recomendo o uso de verniz comum brilhante (solúvel c/ agua-raz),pois os vernizes foscos não suportam calor e umidade por muito tempo .
Acho que é isso, se quiserem mais informações mandem um e-mail ou telefonem que atenderei prontamente .

10 comentários:

  1. Você não contou com o faz para tirar a tinta...

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, pintei uma porta de madeira com latex tingido de bisnaga de corante a base de água qual verniz usar sobre a peça? Não irá sair a cor?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Pamella
    Se o latsx estiver sêco ,pode usar qualquer verniz que a cor não sairá ,nem surgirão manchas .Normalmente uso verniz comum acetinado para esse tipo de trabalho. Meu preferido é o Poliulac da Sayerlack .
    Amauri

    ResponderExcluir
  4. boa tarde queria pintar portas com fundo pu com latex acrilico vc ja fez algo assim qual o resultado obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz isso ,mas acredito que seja possível. Para saber é só fazer um teste num pequeno pedaço e esperar uns minutos . Se não houver nenhuma reação é só pintar

      Excluir
  5. Olá
    Pintei uma caixa de MDF com tinta solúvel a água. Posso usar o verniz solúvel a água também?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Amauri
    Excelente este espaço. Estou conseguindo tirar uma série de dúvidas a respeito de pintura em madeira. Bem, gostaria da sua ajuda em uma tarefa que pretendo realizar. Quero pintar uma base torneada para abajur em pinus com tinta acrílica fosca. Porém, gostaria de ter um acabamento final liso e acetinado. Como poderia proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio .
      Aplique a tinta acrílica e depois aplique duas demãos de verniz acetinado . O verniz deve ser diluído com 20% de água raz antes da aplicação. Isso ajuda para que ele deslize melhor e seque mais fácil.

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .