Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Conserto de porta de armário


Uma leitora do blog me pediu por e-mail, orientação para consertar a parte inferior das portas de um armário embutido.As portas estavam lascadas e faltando alguns pedaços ,e ela tinha pressa em fazer o conserto .Respondi por e-mail dando algumas instruções ,mas resolvi também, transformar o assunto em uma postagem

Consertar isso é facil ,mas tem de ter um pouco de paciência . Vá a uma loja de tintas ou materiais de construção e compre uma embalagem pequena de massa F12 , uma latinha de verniz, um tubo pequeno de cola para madeira,e um folha de lixa para madeira número 100. Pegue uma espátula ou uma faca e levante as bordas da madeira que está descolada e aplique por baixo um pouco de cola
Aperte um pouco para que a cola faça a lamina de madeira aderir .Espere umas duas horas para a cola secar e aplique a massa com a espátula , cobrindo todos os lugares onde a lamina está descascada ou faltando pedaços .Aplique como se estivesse fazendo cobertura em um bolo de chocolate ,mas com cuidado para que não forme excessos de massa . Depois de uma ou duas horas a massa estará seca .Lixe devagar ,tentando igualar a parte que tem massa com o resto da madeira .Quando terminar essa etapa ,passe o verniz utilizando uma trouxinha de pano conhecida também como boneca. O verniz só secará em doze horas .Após a secagem do verniz ,se você achar que não está bom passe uma segunda demão .
Pronto , está renovado o guarda roupa .

Um comentário:

  1. Ola, boa noite,

    Por favor poderia utilizar esta massa F12 em portas do banheiro e cozinha do lado de dentro, pois devido a ter que lavar estes locais constantemente as portas ficaram meio danificadas nao totalmente somente na folha uma casquinha fina, desculpe se nao estou usando os termos corretos, mas nao entendo quase nada.

    Obrigada, por sua ajuda,
    Solange

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .