Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sobre ebanização

De Dom Moleiro




Ebanizar móveis antigos ou contemporâneos me parece ser uma tendencia em decoração .
Neste ano já fiz diversas vezes este tipo de trabalho,mas algumas vezes não consegui o resultado almejado pelo cliente .O conceito básico é que escurece-se uma madeira até ela ficar parecida com ébano ,madeira africana quase preta na qual somente alguns veios são mais claros .
Descobri depois de muitas tentativas e alguns fracassos que nem toda madeira aceita a ebanização .
Nas madeiras claras ,como o pinho e outras ,é facil fazer este tipo de tingimento .Porém nas madeiras consideradas mais nobres ,como jacarandá ,imbuia e outras que são escuras ,não dá para fazer .
Existem também madeiras claras ,como o "pinus elliot",bastante usado em móveis que ,por não terem veios aparentes não servem para ebanização .
As madeiras claras ,segundo me informou um amigo marceneiro , tem suas fibras mais "abertas" ,permitindo a fixação da tinta aplicada com facilidade .As madeiras escuras possuem fibras mais "fechadas " e não absorvem o tingimento .Quando se aplica uma certa quantidade de tinta , ficam parcialmente pretas mas ,os veios principais ficam marrons .Então a alternativa é tingir totalmente de preto .
Tive dois exemplos disso neste mês : uma cama feita em pinus que não teve jeito de deixar com veios ,dadas as características da madeira , e uma cristaleira vinda da Indonésia ,feita de uma madeira lindíssima ,que não absorveu tinta de forma alguma .
Tive de deixar as duas peças completamente pretas ,não teve outro jeito.
Ou seja , determinadas madeiras não podem ser ebanizadas ,mas tem de ser pintadas simplesmente .Antes de se pensar em fazer ebanização ,deve-se pesquisar para ver se é possivel executar o serviço, pois este efeito mostrado na foto da direita ,nem sempre pode ser obtido .

4 comentários:

  1. Linda essa peça de ébano!!!
    só passei pra dizer oi!!!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ! ACHEI UMA FORMA DE EBANIZAÇAO COM VINAGRE E BOMBRIL QUE REAGE COM O TANINO DA MADEIRA E RESULTA NA EBANIZAÇÃO.VC CONHECE A TECNICA? QUERO EBANIZAR UMAS CADEIRAS DE JACARANDÁ, DEVO DESISTIR? OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  3. Como é o processo de ebanização off white?

    ResponderExcluir
  4. Acho que preto, preto mesmo acaba "matando" a beleza do móvel, mas se foi pedido pelo dono... Fiquei com pena do móvel da Indonésia porque a madeira era belíssima (só sou a favor do escurecimento de madeiras "anêmicas" como a Cerejeira, rss). Visitando e adorando o Blog, parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .