Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Outra máquina renovada

Esta máquina de costura pertence a uma jovem que vai se casar no próximo ano e está montando sua futura residência .Para tanto precisava restaurar a máquina que já foi de sua avó e de sua mãe .Segundo fui informado a máquina foi adquirida em 1.925 ,ou seja ,já tem oitenta e cinco anos de bons serviços prestados .Agora vai se "aposentar" e decorar a casa da minha cliente .
Chegou em minha oficina bastante desgastada pelo uso e pelo tempo .Os pés de ferro fundido estavam comidos pela ferrugem ,o gabinete apresentava falta da madeira de cobertura em algumas partes .Um dos gaveteiros estava quebrado como mostra uma das fotos abaixo.A maquina estava bem feia, com a pintura completamente deteriorada e os decalques manchados .Não consegui melhorar o aspecto dos decalques mas deu para melhorar um pouco a aparência geral .Depois de uma boa limpeza foi aplicado verniz sobre a maquina que readquiriu seu antigo brilho .
No gabinete foram feitos vários "enxertos " na madeira que após passar verniz ficaram meio disfarçados .Tem-se que olhar com atençao para ver as emendas .
Os pés foram limpos com jato de areia e lixa ,e depois da pintura ficaram como se fossem quase novos .Foi necessário muito trabalho e bastante paciência ,o serviço teve de ser feito bem devagar pois a madeira estava muito fragil e o objetivo era manter o maximo possível do material original






Depois de pronta ficou bem melhor .Acredito que consegui fazer um bom trabalho,conforme se vê abaixo






O resultado final agradou muito a minha cliente ,que até me enviou um e-mail elogiando o trabalho

9 comentários:

  1. Meu amigo!! Que trabalho maravilhoso...Como você fez com as madeiras que estavam descamadas?
    Mil parabéns.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Amauri,tudo bem?!!!
    Aproveito o comentário para lhe desejar boas festas.
    Meu site mudou para www.recolore.com.br
    Não sei ,se estás recebendo minha atualização ,a ultima foi o Recolorindo.Se não deves me adicionar lá no painel do seu blogger a url como acima descrito.
    Abraços,
    Rosana.

    ResponderExcluir
  3. Ah! Ficou linda a máquina recuperada,adorei!!!
    Rosana

    ResponderExcluir
  4. Recolore (ex-casacordelaranja o email não mudou)
    Mas na listagem em blog que sigo eu já estou lá como Recolore e é só adicionar.
    Obrigada,
    Rosana

    ResponderExcluir
  5. Seus trabalhos são maravilhosos, parabéns!

    Suas dicas de restauração são valiosíssimas. Sou apaixonada por móveis e peças antigas, adorei nas imagens que postou.

    Beijos!
    OrganizarParaViverMelhor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog o seu talento para a restauração é excepcional e as peças ficaram lindas!

    Cheguei aqui ao procurar informações sobre como fazer a limpeza de uma máquina de costura antiga, mais precisamente a cabeça da máquina e os decalques. Qual foi o método e os produtos usados limpar o metal embaçado e recuperar o brilho da máquina? Desde já agradeço as informações e voltarei sempre para dar uma olhadinha aqui.

    Um abraço,

    Andréa

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!!Trabalho artistico magnífico.Gostaria de te perguntar se há algum lugar quem venda os decalques de maquinas antigas, como esta que você restaurou por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! Pior, ou melhor que eu vi estes decalques a venda no ebay, mais não consegui comprar.Vi em um site da espanha também num tal de facílimo.com onde uma senhora reformava uma máquina inteirinha. Segue o site da reforma com os decalques
      http://bricolaje.facilisimo.com/foros/restauracion/otra-restauraccion-de-maquinas-de-coser-antiguas_737729.html

      e tem do ebay também, se vc conseguir comprar me avise dependendo dividimos o frete.
      http://www.ebay.com/sch/i.html?_odkw=decal+old+sewing+machine&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1313&_nkw=+singer+sewing+machine+decal&_sacat=0

      Excluir
  8. Senhor Aamauri parabéns pelo seu trabalho muito bom algum tempo atrás mandei uma foto da máquina que tenho mas não foi possível mandar arrumar por falta de dinheiro agora gostaria de mandar como faço.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .