Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Uma cliente solicitou o escurecimento de oito cadeiras novas ,recem chegadas do marceneiro , e sem acabamento algum.A idéia original do artesão que as fez era encera-las mas a proprietária achou que ficariam muito claras e pediu que fossem entregues "no osso" ,ou seja ,sem nenhum acabamento,para decidir depois o que fazer . É importante ressaltar que esta cliente trabalhou muitos anos com decoração e tem noção exata do que deseja e do que se pode fazer com cores em um móvel .
Fiz uma amostra ,tingindo as pernas de uma cadeira,mas ficou escuro demais .Fiz então uma nova mistura de tintas e consegui obter o tom adequado.
O tingimento da madeira foi feito com esmalte sintético ,sendo oitenta por cento de tinta marrom , e o restante em tinta preta .Foi feita uma diluição com 60 por cento
de água-raz,ficando assim um "caldinho" ralo de tinta .Após o escurecimento feito com pincel e boneca de pano ,foram passadas duas demãos de verniz acetinado ,para dar um brilho suave na madeira

Nesta foto vemos a cor original da madeira .É cedrinho uma madeira boa de trabalhar porque é macia.A cadeira mostrada já estava empapelada para proteger a palhinha .
De Dom Moleiro



Após a aplicaçao do tingimento consegui deixar as cadeiras com uma nova imagem

De Dom Moleiro
Ficou como a cliente queria ,escuro mas não tanto .

De Dom Moleiro

2 comentários:

  1. Sou sua fã!!!
    seu trabalho é pefeito, a uniformidade da côr, a tonalidade, tudo fantastico!!

    ResponderExcluir
  2. Olá amido Dom! As cadeiras e
    ficaram maravilhosas!!!!!Parabéns!!!!!
    bjossss

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .