Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Última máquina de costura do ano

Resolvi postar sobre um assunto mais que conhecido .Porém eu quis mostrar a restauração desta máquina devido ao estado geral em que se encontrava ,e a mudança ocorrida após a restauração .Ela foi comprada pela avó da atual proprietária ,e por força de circunstâncias ,ficou guardada num lugar onde a chuva pôde alcançá-la ,fazendo um estrago tremendo .

A folha da tampa quase se desintegrou devido à umidade e o calor tornando-se quebradiça .Esta folha teve de ser totalmente trocada por outra da mesma madeira .

Os gaveteiros estavam quebrados e faltando pedaços da madeira que compoe sua estrutura .

Os pés estavam comidos pela ferrugem ,feios e estragados .

Deu muito trabalho para lixar e recuperar.

Mas, com uma boa lixada e duas demãos de tinta além de uma base antioxidante ...

O gaveteiro ficou com novo aspecto .

O móvel todo ficou com aparência melhor .Nesta foto a tampa ainda não havia sido colocada.

A máquina ,embora estivesse com a pintura bastante estragada ,teve uma melhora em seu aspecto geral .

6 comentários:

  1. Olá amigo Dom!
    O resultado ficou maravilhoso!!! Parabéns!!!!! Eu fico muito feliz quando vejo um trabalho tão bem feito,e gosto muito quando as caracteristica
    originais são mantidas,sem customizações ou alterações!!!
    bjossssss

    ResponderExcluir
  2. Caro Dom, amei seus trabalhos, vc é muito caprichoso, percebe-se o amor que tens pela sua arte. Eu também amo restaurar móveis, mas por problemas de coluna não posso fazer disso minha profissão. Restauro apenas para meu uso e, quando vejo uma peçade madeira nobre jogada ao lixo, prática ainda muito comum na região onde moro. Agradeço pelas aulas de restauração, pois aprendi muito aqui no seu blog. Parabéns, Dom. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá. Ganei uma máquina de costura que é puro ferrugem, mas é a máquina mais linda do mundo. Não sei qual a marca, mas gostaria de restaurá-la para saber como era. Peço que me responda. djeine.eire@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog.
    Meu nome é Raquel e sou responsável por parcerias de diversos sites e gostaria de lhe convidar para ser nosso parceiro também, possuímos diversos sites relacionados a mais de 30 tipos de categoria como: moda, automóveis, maquinas, imóveis, eletrônicos etc, todos com ótimos posicionamento no Google e grande número de acessos onde poderíamos trocar links, um dos nossos sites que inclusive é relacionado a esse post é esse.
    www.maquina-de-costura.com

    Lembre-se esse é apenas um dos sites que possuímos temos outros diversos para parceria.
    Vamos conversar mais a respeito.
    email: raquelmoreira100@gmail.com
    Msn: raquelmoreira1000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo comprei em um ferro velho uma máquina Vesta, provavelmente da década de 20. Seu mecanismo está inteiro e funcionando porém o aspecto e a pintura precisam de uma restauração. Gostaria de dar a máquina de presente para minha mãe em dezembro no seu aniversário, porém não entendo muito de restauração. Você poderia me dar umas dicas? Segue meu e-mail para contato e te mandar umas fotos da máquina: guilepaul@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei ver este blog, é raro encontrar alguém nos dias de hj que trabalhe tão bem!!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .