Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tinta dourada


Uma leitora me mandou um e-mail perguntando sobre o uso de tinta dourada para mudar a aparência de uma mesa antiga .
Vou passar para vocês um pouco do que respondi a ela e do que conheço sobre o tema .
Normalmente se encontra tinta dourada em dois tons , ouro e ouro velho .Também existe uma tinta cor de bronze .Porém o mais comum é encontrarmos nas casas de tintas estes produtos em embalagens de spray ,que são caras e servem para pequenas peças .
Porém já existe no mercado as mesmas tintas em latas ,o que permite que se execute trabalhos em peças grandes .
Quando uso este material normalmente compro as latas menores ,da marca Collorgin,que é a mesma da embalagem spray.
É um produto de facil aplicação tanto para madeiras como para metais .
Existe nas mesmas cores que em spray ,e tem a característica de ser uma tinta de secagem rápida .
Para sua aplicação deve-se lixar muito bem a madeira ou o metal onde será aplicada sem deixar vestigios de tinta anterior ou verniz .As superfícies tem de estar completamente limpas para uma perfeita aderência da tinta .
Deve-se tomar cuidado na aplicação pois a tinta não reage como o esmalte sintético comum ou o verniz ,devendo ser mexida constantemente durante a aplicação para dar um acabamento homogêneo.
Pode ser aplicada com pincel ou rôlo de espuma ,eu nunca experimentei usar pistola com compressor mas acredito que com um pouco de diluição tambem seja possível aplicar deste modo .Como ela seca rápido é conveniente testar num outro material antes de começar a aplicação na peça que se vai pintar .Assim pode-se saber como agir com o produto .
É possivel a aplicação dessas tintas em vidros,pois aderem bem em superfícies lisas .
As mesmas orientações devem ser seguidas para as tintas prateadas .

Descobri semana passada que já existe tambem tintas para cromear e dourar , porem são em embalagem spray e custam um pouco mais que as tintas spray comuns .
Se você tiver por exemplo ,um relógio de parede ou mesa com detalhes dourados ou cromeados , esta tinta além de ser facilmente aplicada dá um acabamento igual ao original .A poucos anos atrás só se encontrava este tipo de tinta em lojas de materiais importados e a um preço pra lá de exorbitante .
Quando você for aplicar este material ,não esqueça de ter ao lado uma lata de aguarrás para limpar os excessos .
E para que seu trabalho fique bom e facil de fazer , trabalhe sempre em local ventilado e se possivel longe de umidade ,para que a secagem possa ocorrer normalmente .

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Verniz ou seladora ???


Um cliente me pediu orientação sobre como e quando usar seladora e verniz para acabamento de peças em madeira.
Acontece o seguinte : A seladora é um produto ,como o próprio nome diz,cujo objetivo é selar ou fechar a madeira .Sua função original é criar uma camada protetora para a madeira evitando que a mesma sofra agressão de poeira , umidade , fungos , etc.
Porém a seladora tambem serve para dar um acabamento final em peças de madeira , desde que a peça seja usada dentro de casa ,pois o produto não aguenta sol e chuva .
Toda seladora brilha .Naõ como verniz alto brilho ,mas um pouco mais que verniz acetinado .Não existe meio de tirar o brilho do produto .
A seladora deve ser passada na madeira completamente lixada e limpa .Se for passada em cima de verniz , vai reagir com o mesmo formando bolhas ,o que inutiliza qualquer trabalho .Porem o verniz pode ser aplicado sobre a seladora .Ela foi feita para aceitar o verniz após sua secagem .Aliás , o produto seca muito rápido , é necessário um pouco de experiencia antes de usa-lo numa peça.
Deve ser diluida com Thinner específico para seladora .Este Thinner servirá para dilui-la epara limpar o pincel com a qual foi aplicada.
Não se deve usar rolinho de espuma com seladora ,pois o produto destroi o rolinho.
A diluição da seladora deve ser feita de acordo com a peça que onde vai ser aplicada e de acordo com as instruções do fabricante .O produto pode ser diluido desde 30% até 150% ou seja ; 30% de Thinner ou 150% de Thinner .Diluições maiores devem ser feitas por profissionais pois o produto fica muito volátil , e quem não tiver as "manhas " para usa-lo , acabará fazendo um serviço sem qualidade .
Se você tiver um móvel ou objeto que ficará exposto ao sol , poderá utilizar seladora ,mas com acabamento em verniz por cima .
Para móveis que ficarão expostos ao sol ,deverá ser usado verniz marítimo ,ou verniz com duplo filtro solar , para que o trabalho dure por um bom tempo .(de um a dois anos no máximo).
O verniz como todos sabem pode ser aplicado em qualquer tipo de madeira ,e tambem em MDF .O que se precisa decidir é se será brilhante , acetinado ,ou fosco o acabamento.
Vernizes podem ser aplicados com pincel , rolinho de espuma , e "boneca " de pano .
Os dois produtos podem ser utilizados com pistola e compressor ,desde que se tome o cuidado de ler as instruções da embalagem.
A diluição do verniz também pode ser feita , variando entre 10 % e 50%.Diluições maiores devem ser feitas por quem tenha bastante experiência com o produto.
Creio que isto esclarece as dúvidas sobre o uso destes produtos .
Se vocês tiverem algum problema ou dúvida, me liguem ou enviem um e-mail que prontamente atenderei

Dom Moleiro