Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Âncora de barco


Esta velha ancora veio de um antigo barco de São Sebastião ,cidade do litoral paulista .
Pertence a uma grande amiga ,e estava muito enferrujada e cheia de cracas .Infelizmente não fotografei antes de renova-la .
O trabalho foi simples mas demorado.Tive de tirar restos de craca ,usar a escova de aço para retirar o excesso de ferrugem e lixar .Tomei cuidado para não eliminar totalmente a ferrugem deixando o ferro polido ,pois se assim o fizesse a peça perderia seu valor histórico.
Depois passei duas mãos de verniz marítimo brilhante e pronto.
A velha âncora agora virou peça de decoração numa sala de visitas .

domingo, 11 de abril de 2010

Carranca do São Francisco



Peguei uma carranca como estas ,nova e bem pintada e dei uma envelhecida .
Usei um metódo simples e eficiente porém demorado .
Lixei ela toda e mergulhei em água por cinco dias .Após isso deixei uns quinze dias ao sol ,virando para "queimar " em todos os lados .
Pintei nas côres definitivas ,fiz uns furos na base e enterrei por um mês no meu jardim ,tomando o cuidado de regar todos os dias .
Quando tirei já estava começando a ficar feia ,e nos furos que fiz as formigas fizeram moradia ,aumentando os buracos .Lavei,lixei e deixei mais uma semana ao sol .A madeira rachou em alguns lugares aumentando o aspecto de coisa muito usada .
Passei então duas camadas de verniz fosco para proteger e o resultado vocês veem abaixo





Vejam de frente .Parece que está bem estragada pelo tempo.Essa é a intenção.


Depois de todo esse trabalho a carranca ficou como acima ,meio feia mas envelhecida.

domingo, 4 de abril de 2010

Problemas de internet

O "gadget" seguidores não está aparecendo direito para quem usa o navegador Mozzila Firefox .
Quem acessar o blog com o Internet Explorer ou o Google Chrome não terá problemas de visualização.
Não sei o que houve e estou tentando corrigir .
Obrigado pela compreensão.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Restauração de quadros


Fui procurado esta semana por um amigo que sabendo de minhas habilidades ,queria que eu restaurasse um quadro presenteado por seu pai ,e que sofreu desgaste com o tempo,estando com partes da tinta descascada e outros problemas .
Porém não pude atende-lo pois não sei restaurar quadros e nem tenho habilidade para pinta-los , o que para mim é uma pequena frustração .
Mas consegui a solução ,pois tenho um grande amigo ,o Carlos Gomes ,que pinta muito bem, e também faz restaurações ,tendo restaurado dois quadros meus que estavam em mau estado deixando-os como recém pintados .
Tenho várias obras do Carlos em minha casa,pois sempre que tenho possibilidade compro um quadro dêle.
Quem necessitar de restauração de quadros em óleo ou aquarela , ou outra técnica pode entrar em contato com êle atravéz do blog "Carlos Gomes-Arte e Vida",ou via e-mail .
O endereço de e-mail é : c.gomes1951@gmail.com .
Alem de um grande artista êle é um bom papo e poderá te dar dicas sobre conservação de pinturas e outras obras de arte .
Fale com êle que seu problema com quadros estragados será resolvido.