Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sábado, 29 de maio de 2010

Zana

Zana ,para que eu possa dar alguma informação sobre o restauro de seu vaso me envie fotos por e-mail .Você comentou no blog mas não deixou um meio de comunicação .
Abraços

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Limpeza de grades de ferro


Outro dia um leitor me pediu por e-mail orientação para limpar uma grade de ferro que estava feia e precisava ser repintada.
Passo agora a vocês as mesmas informações que dei a êle.
Em primeiro lugar é necessária uma aplicação de um produto sobre o qual falo muito neste blog : o STRIPITISI, um gel que dissolve tintas,graxa , óleo e gordura .Sou um grande garoto propaganda do produto, pois seu uso me facilita muito qualquer trabalho .
Bem ,aplica-se este produto com um pincel e espera-se que surjam bolhas na tinta .Aí raspa-se com uma faca ou uma escovinha de aço até retirar toda a tinta solta .Se for necessário repete-se a operação .
Quando toda a tinta tiver saído é hora de lixar .Deve ser usada lixa para metal , a mesma usada por funileiros em automóveis .Esta lixa deve ser molhada para funcionar melhor .
Eu costumo cortar tiras dessa lixa para facilitar o uso .Pego as duas pontas da lixa e vou passando pra um lado e para outro como se estivesse lustrando um sapato .É mais fácil e mais rápido.
Deve-se usar uma lixa número 80 ou parecida para a primeira lixada e para acabamento uma lixa 400.Após lixar limpa-se com um pano embebido em agua raz .
É conveniente aplicar em seguida um fundo, ou "primer" que vai isolar o metal e prepara-lo para a pintura .
Depois disso é só aplicar a tinta ,de preferência duas demãos .
Dependendo da peça pode-se usar pincel ,rolinho de espuma ou compressor e pistola ,se tiver este equipamento em casa .Pronto ,a peça estará nova .
Qualquer dúvida me liguem ou enviem um e-mail

terça-feira, 4 de maio de 2010

CUPINS


Um leitor do blog me pediu orientação para acabar com cupins que infestam um velho baú.
Esse realmente é um problema chato de se resolver ,mas tem solução .
Existem no mercado diversos cupincidas ,alguns melhores outros piores .Não posso indicar um que seja bom porque vai depender da madeira e do nível de infestação ,mas de modo geral qualquer produto de laboratório conhecido pode ajudar no combate a essa praga .
Quando pego móveis com cupim faço o seguinte : Compro um cupincida novo ,mesmo que tenha algum no atelier ,pois prefiro usar o que foi feito "ontem" para não correr riscos usando um que foi aberto dois ou tres meses atrás .
Compro também uma seringa de injeção ,vendida em qualquer farmácia ,mas que tenha a agulha bem fina ,para que penetre facilmente nos buraquinhos feitos na madeira .
Aí , com muita paciência vou injetando cupincida em todos os buracos que encontro.
Dependendo do tamanho do móvel isso pode levar horas ,mas não se pode desistir nunca ,senão ,os cupins não morrem .
Faço isso e espero um dia ou dois para repetir a operação .Normalmente consigo acabar com os insetos .
A aplicação de cupincidas deve ser feita tomando-se os cuidados recomendados pelo fabricante
,pois o produto é altamente tóxico e pode realmente prejudicar a saúde.
Após constatar que já não ha mais cupins ( a poeirinha desapareceu ) , é só tampar os furos com massa F 12 e lixar e pintar ou envernizar o móvel .
Fácil mas um pouco demorado,porém vale o esforço, porque se recupera um móvel que de outra forma teria de ir para o lixo.
Mas atenção , o combate aos cupins deve ser feito logo que os primeiros sinais de "poeirinha" sejam avistados ,pois se deixar os cupins por muito tempo na madeira ela ficará totalmente esburacada e estragada.
Se tiverem dúvidas sobre este assunto entrem em contato ,por favor .