Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pintura em máquina de costura antiga


Alguem acessou o blog em busca de informações para pintar máquina de costura antiga
Isso é bem simples .Para começar desmonte toda a máquina,deixando apenas o "corpo".Depois basta lixar a máquina toda com uma lixa para metais "60" ,depois usar uma "180" e finalizar com lixa "400" .Dá um certo trabalho porque a pintura dessas máquinas era feita com tintas de ótima qualidade ,feita para durar séculos .
Para acelerar um pouco o trabalho sugiro o uso do Stripitisi ,produto que já mencionei diversas vezes nas postagens e que ajuda a remover a tinta .
Quando acabar o processo de lixar deve-se passar um "primer " para tinta automobilística .Umas três demãos de tinta para automóveis preto brilhante ,são suficientes .Cada demão deve secar por umas seis horas , e após cada demão a peça deve ser lixada novamente com lixa "1200" .Após a terceira demão de tinta aplica-se mais tres demãos de verniz automobilistico de alto brilho .As demãos de verniz devem ter um intervalo de no mínimo doze horas .A aplicação destes produtos tem de ser feita necessariamente com pistola e compressor ,nunca com pincel ou rolinho .
Uma alternativa para quem não possui estes equipamentos é ir a uma oficina que faça pintura em automóveis e solicitar que façam o serviço.
Após a secagem completa do verniz deve-se fazer um polimento aplicando massa para polir e cera automotiva em seguida .
Para as partes cromadas é necessário recorrer a uma oficina especializada em cromeação .Para isso basta dar uma busca na internet .
Pronto ,sua máquina ficou com aparencia nova .

sábado, 25 de setembro de 2010

Um novo desafio: customizar uma moto



Pintar motos não é o meu negócio ,mas para atender o pedido de um motociclista eu meti a cara neste trabalho e deixei essa moto aí com cara nova .As duas rodas foram pintadas com vermelho brilhante ,e o tanque com preto acetinado .
Foram trocados o banco e o guidão .O mata-cachorros, o parabrisa e o encosto do carona foram retirados .
E a moto ficou assim.

domingo, 19 de setembro de 2010

Maquina de costura novamente


Essa é o último gabinete de maquina de costura que restaurei .
Desta vez a proprietária pediu que deixasse com aspecto de nova .
O resultado aí está .
Estou me transformando em um especialista nesse tipo de restauro .Acredito que já restaurei umas trinta dessas máquinas .A máquina propriamente dita estava em boas condiçoes ,mas esse gabinete estava horrivel.Muito sujo e desgastado
Tive de fazer alguns enxertos na madeira e trocar parafusos no gabinete e no pé de ferro .

domingo, 12 de setembro de 2010

Uma pintura nova ajuda bastante


Esta mesa velha estava na piscina de um cliente, e êle queria aproveita-la por mais um tempo .Estava bastante estragada , com os pés quebrados pintura estragada e com as junções totalmente frouxas .
Desmontei completamente a peça e arrumei tudo o que estava deteriorado .Fiz alguns enxertos na madeira e usei cola e parafusos novos para deixa-la mais rigida .Após isso lixei tudo passei massa para tapar os buracos existentes ,e pintei com duas demãos de tinta branca fosca.



Ela então ficou assim com cara de nova , e pronta para ser usada por mais alguns anos .

sábado, 11 de setembro de 2010

Resposta para Renata - tapar buracos


Renata, você me pediu orientação para tapar buracos de cupim ,mas não deixou um endereço de e-mail para resposta .
Mas a coisa é bem simples .
Se você já matou os cupins e sobraram os buracos ,compre uma embalagem pequena de massa F-12 para madeira ,e passe nos buracos com uma espátula ,ou com os dedos .Você pode lavar seus dedos com água que a massa sai toda .Depois da massa secar (uma ou duas horas ), lixe e envernize, ou encere .
A massa F-12 é o melhor produto que conheço para resolver esse tipo de problema ,e é encontrada em lojas de materiais de construção ou especializadas em tintas .Este produto tem algumas opções de cores ,para madeiras claras e escuras .Se você souber de qual madeira é feito o móvel ,pergunte ao vendedor da loja se tem a massa na cor específica da madeira .
É só isso .

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Banquinho de descanso



No feriado da Independência ,eu estava meio sem fazer nada quando uma vizinha , uma velhinha muito simpática, veio me pedir para fazer um banquinho ,onde ela pudesse colocar os pés quando estivesse sentada vendo televisão .
Me trouxe um jogo de pés de uma mesinha baixa ,e queria que eu simplesmente pregasse um pedaço de madeira naquilo.
Bem , peguei os pés ,lixei e envernizei.
Peguei depois uma tábua ,cortei e aparafusei nos pés .
Ficou do jeito que a senhora queria ,mas pensei que poderia melhorar um pouco o produto final .
Cortei um pedaço de couro ,um pouco de espuma e forrei o banco para proporcionar maior conforto .Achei um pedaço de fita de pano estampada e colei em volta
O resultado vocês veem nas fotos ao lado