Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Cromar ou pintar ?


Uma leitora do blog me pediu orientação sobre um dilema .
Ela tem um castiçal de mesa com lugar para três velas ,bastante enferrujado ,pois estava guardado a mais de vinte anos num porão onde existe umidade .
Parte da cromação foi tomada pela ferrugem ,e ela levou a peça para orçar um novo banho de cromo, mas levou um susto com o preço pedido pelo serviço.
Pensou então em pintar a peça e solicitou minha opinião via e-mail .
Então sugeri nem pintar nem cromar,mas fazer as duas coisa com um único produto .
Existe uma tinta em spray da Colorgin que imita cromação .A peça fica como se tivesse sido cromada a algum tempo, ou seja o brilho não é exatamente igual à cromação original ,mas fica bem próximo.
Porém ,este produto não pode ser aplicado a peças que sejam muito manuseadas , pois o contato com as mãos faz com que a tinta se desgaste muito rapidamente .
Também não é possível envernizar a peça para proteger a pintura ,pois a reação do verniz sobre a tinta faz com que ela se modifique e perca a aparência de cromada.
Como o castiçal vai apenas decorar um buffet, esse detalhe não deve ser levado em conta .
Existe uma tinta parecida com essa ,fabricada nos Estados Unidos da América ,que tem uma duração bem maior e que aceita aplicação de verniz ,porém não existe à venda no Brasil .Uma vez comprei dois tubos desta tinta que duraram uns tres anos pois fiz pouco uso ,mas quando acabaram não encontrei no mercado brasileiro .A tinta da Colorgin é muito boa para peças pequenas que não sofrerão manuseio .É facil de aplicar e seu preço é condizente com sua performance .
Esta pessoa utilizou o produto em seu castiçal ,e me disse que a peça ficou ótima ,e que não gastou mais de quinze minutos entre lixar e pintar .

6 comentários:

  1. Oi Dom! Adoro as suas dicas!!!
    bjossss

    ResponderExcluir
  2. Olá Dom, realmente o spray quebra um galho, mas a cromação dá um brilho sem igual. Talvez com um polimento antes do spray restaure um pouco do brilho né ?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Dom, tem mais especificações do spray?

    ResponderExcluir
  4. preciso restaurar uma cadeira dourada e gostaria de saber que tipo de tinta usar.é necessario envernizar??que tipo de verniz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Coralit fabrica um esmalte sintético dourado que é excelente .
      Não é necessário aplicar verniz ,pois o esmalte sintético é resistente a intempéries e abrasões leves

      Excluir
  5. Saúde e Paz !!!!

    Somente hoje tive oportunidade de acessar seu blog...
    Fiquei muito, muito feliz.
    Você tem uma didática muito especial para expor suas técnicas.
    Muito obrigada pela maravilha de pessoa que és.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .