Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Restauração e envelhecimento

Estes dois móveis foram restaurados ,pintados e envelhecidos para adquirirem seu aspecto de antigos mas de forma a durarem mais algumas décadas .
O maior foi usado pela família da proprietária como "guarda comida " por sessenta e oito anos aproximadamente , e o menor é uma sapateira com "apenas " quarenta e cinco.
Infelizmente ,por um problema técnico em minha câmera ,perdi as fotos tiradas antes da restauração .



O guarda comida estava com sua estrutura comprometida e foram feitos reforços ,e trocadas algumas partes da madeira que haviam se estragado por causa de umidade .
A tinta original ,ou o que restou dela, foi totalmente retirada ,e foram aplicadas duas demãos de tinta cor marfim .Após lixar, para recuperar o aspecto de envelhecido, foram aplicadas duas demãos de verniz fosco .



Como a madeira das portas estava com pequenas rachaduras ,foi mais fácil manter a aparência de antigo .As rachaduras não foram cobertas com massa,mas deixadas como estavam para não perder a originalidade da peça.




O interior não era pintado ,então foi dada uma mão de tinta mas sem lixar .





A sapateira era envernizada e seus pés estavam um pouco estragados .Foram colocados ,entaõ estes pés arredondados a pedido da proprietária .


Como o interior não estava sujo ou estragado ,optou-se por deixa-lo sem pintura .




A sapateira que era originalmente envernizada ficou assim,para fazer par com o guarda comida .

2 comentários:

  1. Oi, Amauri!

    Vendo seu blog me lembrei do meu avô. Ele sempre trabalhou como marceneiro e fazia um trabalho muito parecido com o seu, mas infelizmente faz alguns anos que ele não pode mais trabalhar com isso por causa da asma.

    Adorei seus trabalhos e dicas, parabéns!

    Beijos!
    PrazereOrgasmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Amauri
    Encontrei sua pagina por acaso e fiquei maravilhada com seu trabalho,gosto de aproveitar tudo que tenho em casa,sou do timo que reforma,porem compramos uma casa e as marçanetas são estilo colonial e eu não quero trocar,porem estão com a aparencia feia e escura.
    Goastaria que se possivel mim desse uma dica de como recuperar aquela aparencia dourada das novas.
    Obrida
    Maria Araujo
    Aracaju-se

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .