Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Limpeza de móveis entalhados


Um leitor solicitou informações sobre a limpeza e renovação de moveis entalhados .
Certamente deve haver vários modos de fazer isso ,mas vou descrever aqui a maneira como aprendi a executar esse serviço
Normalmente estes móveis têm muitos anos de uso e as pessoas passam lustra móveis e outros produtos que fazem com que haja uma sedimentação de poeira e gordura quase imperceptíveis .O móvel vai escurecendo ao longo dos tempos e ninguém se lembra mais do tom original da madeira .
Bem, limpar isso é fácil ,embora trabalhoso .
Você tem de comprar uma escova de aço pequena ,como uma escova de dentes ,dessas que vem em embalagem com três ,sendo que uma delas é de plástico.
Um pincel pequeno de cerdas duras é absolutamente necessário.Se não tiver um ,corte os pelos pela metade e o pincel ficará no jeito certo .Um litro de solvente. Thinner, se você souber usar o produto ,que é muito forte ,ou água-raz que é mais fácil de utilizar .
Pegue um recipiente para colocar o solvente ,pode ser um vidro de geléia ,alguns panos velhos e uma grande dose de boa vontade .
Passe o solvente com o pincel nas partes entalhadas ,espere uns segundos e esfregue com a escovinha de aço .Deve sair um bocado de sujeira .Limpe com um pano e repita a operação até perceber que o local está limpo.Se você usar a água-raz ,por ser um solvente mais suave, não haverá danos ao verniz original .ATENÇÃO : o Thinner ataca o verniz e deixa a madeira totalmente exposta ,sendo necessária uma nova demão de verniz.
Faça isso no móvel todo até que o mesmo recupere sua cor original .Nas partes lisas ,onde não tem entalhes ,não utilize a escova de aço, limpe apenas com um pano embebido em solvente esfregando com força para que a camada de sujeira saia completamente .
Se a peça estiver limpa mas totalmente sem brilho e você quiser fazer com que brilhe um pouco ,passe Óleo de Peroba Restaurador ,um produto muito antigo mas que funciona mesmo.Pode passar também cera específica para madeira que pode ser encontrada em algumas lojas de materiais de construção.
Pronto , seu móvel entalhado está com aspecto de novo e suas mãos talvez estejam um pouco doloridas .Mas vale a pena o esforço ,pois o móvel ficará assim por um longo tempo.
Mas lembre-se de um detalhe : quando for passar cera ou lustra móveis ,limpe antes o móvel para que o produto antigo seja completamente retirado ,por que senão , o móvel começará a escurecer novamente .
É isso .

13 comentários:

  1. Adorei as dicas. Vivendo e aprendedno.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e o comentário.
    Aqui pra meus serviços mais pesados como restaurar meus móveis, alguns serviços de consertos na casa ou mesmo pra dar o banho e fazer a tosa dos meus poodles também tenho que usar um avental grosso e duradouro e é porisso que uso o jeans.
    Sabe aquela coisa que todos nós temos de reaproveitar tudo? Então, faço meus aventais com calças jeans que meus filhos ou eu não usamos mais.
    Esses que vc viu na postagem são todos feitos a partir de calças jeans só coloquei alguns frufrus para as mulheres que gostam como eu da delicadeza do dia a dia.
    Beijo grande e fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. OI DOM MOLEIRO,

    DÁ UMA PASSADINHA NO MEU BLOG E DESCUBRA O PRESENTINHO QUE TEM LÁ PRA VOCÊ.

    ACESSE:http://prazereorgasmo.blogspot.com/2011/02/recebi-um-selo-esse-blog-da-agua-na.html

    GRAZIELLA LIMA

    ResponderExcluir
  4. Mi querido amigo:Que buén profesor me he encontrado de restauración..Varios de sus consejos los utilizo en mis obras y quedan de maravilla
    Gracias por compartir
    Le deseo una linda semana llena de bendiciones para ud y su familia
    Con cariñño Victoria.España

    ResponderExcluir
  5. Olá dom!
    Você é um mestre!!Adoro as suas dicas!!!
    Bom domingo.
    bjossss

    ResponderExcluir
  6. Olá, Dom Moleiro... sou a sogra do seu filho...rs... e uma admiradora do trabalho de restauração. Um dia, acredito eu, poderei lhe prestar alguns préstimos em marchetaria... Felicitades e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dom Moleiro.Conheço um distribuidor de ceras,excelente produto,tradicional, muito mais barato mas não é vendido em lojas e para mim sempre teve o melhor custo benefício.Caso tenha interesse seu telefone é 11-84726379.Sucessos...

    ResponderExcluir
  8. It's very easy to find out any matter on net as compared to books, as I found this piece of writing at this website.

    Look at my weblog ... nursery assistant jobs

    ResponderExcluir
  9. Howdy! This article couldn't be written much better! Going through this article reminds me of my previous roommate! He always kept talking about this. I most certainly will send this post to him. Pretty sure he's going
    to have a very good read. I appreciate you for sharing!


    Here is my weblog ... cheap baby nursery bedding

    ResponderExcluir
  10. Olá Amaury! Desejo Boas Festas! Excelente Ano Novo! Que a confraternização Natalina traga, paz, saúde e muita felicidade á você e sua família. Agradeço por todas as suas inteligentes e profissionais postagens durante todo o ano. Continuo admiradora de seu trabalho. Parabéns! Um forte abraço. Bom 2015 e muito Suce$$o.

    ResponderExcluir
  11. Olá Amaury, parabéns pelo blog!! Gostaria de saber como proceder com uns armários em excelente estado que ganhei para cozinha... Náo são de madeira cerejeira maciça, tem aquela casquinha... Estou lixando, e queria muito escurece-lo um pouco, deixar mais country... que procedimentos devo usar? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre um tingidor para madeira chamado Veladura ,e aplique na madeira após lixá-la . Este produto é vendido em diversoso tons de madeira , e pode ser diluído com água raz . Aplique com um pincel e depois passe um pano para homogeneizar o acabamento .
      Deixe secar por uma s 12 horas e aplique duas demãos de verniz ,diluído com 20% de água raz .

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .