Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Raspando madeira


Sempre me perguntam quais ferramentas uso para retirar tinta velha de móveis .
Nem sempre uso ferramenta pois existem diversas maneiras de se tirar tinta de um móvel .
A raspagem é uma delas .
Antigamente raspavam móveis com cacos de vidro ,ferramenta extremamente perigosa para quem a usa ,e que estraga também a madeira se não souber usa-la.
É muito fácil tirar tinta velha e ressecada com a lixadeira orbital ,ou com uma esmerilhadeira .Só que a poeira resultante assusta qualquer pessoa que nunca tenha visto uma máquina dessas trabalhando na madeira .
Também é fácil usar solventes ou produtos em gel que dissolvem a tinta e permitem retira-la com a espátula .
Mas raspar tinta é uma atividade muito pratica e funcional ,desde que se tenha um pouco de noção do que está sendo feito e se tenha ferramentas adequadas .
No momento estou preparando um móvel parecido com um buffet para fazer uma pátina e como a tinta está velha e ressecada ,resolvi raspá-lo .Envernizei hoje mais uma maquina de costura que restaurei, e como a oficina é pequena ,não dá para lixar uma peça enquanto a outra ainda está úmida, pois o pó levantado vai estragar o trabalho que está secando .Então ,raspar foi a melhor solução .
Para isso eu utilizo uma faca de cozinha ,comum ,uma chave de fenda pequena ,bem velha ,uma agulha de tapeceiro (para os lugares estreitos )e um raspador antigo feito por um marceneiro meu amigo .
Com a faca de cozinha raspo as superfícies planas e as laterais das portas .Pego ela com as duas mãos e venho puxando em minha direção ,fazendo pressão e a tinta vai pulando fora .
A chave de fenda ,uso para partes retas mais estreitas e cantos internos de portas.Funciona perfeitamente.
Com a agulha de tapeceiro limpo os cantinhos estreitos das portas e outros pedaços mais inacessíveis para outras ferramentas .
O raspador só uso como opção no lugar da faca ,pois o segredo de raspar é fazer pressão sobre a madeira e tem horas em que a mão cansa, e a troca de ferramenta ajuda a relaxar os músculos ,pois muda-se a posição das mãos .
É um trabalho simples e bastante eficiente principalmente com tinta e verniz ressecados .Com tintas mais novas já não funciona muito ,pois estão bem aderidas à madeira .
Além de ser fácil raspar os objetos ,é uma forma bem econômica de trabalhar ,porque não se usa lixas, solventes nem luz elétrica .Além disso é um excelente exercício para mãos e braços .
Mas depois da raspagem ,é necessário passar uma lixa fina para deixar a superfície homogênea.Depois é só pintar ou envernizar e pronto.

15 comentários:

  1. Nossa, usamos cada solução, não é?! E dão certo.
    Uso muito caco de vidro, peguei o jeito, nunca me machuquei. É ecológico e econômico.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Estou querendo reformar meus móveis.
    Adorei as dicas.
    Parabéns!

    Escrevo assuntos polêmicos no meu blog, entre outros seguimentos e se quiser dar uma viajada pra lá, será uma honra recebê-lo:

    http://valeriachacon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu altruísmo caro Moleiro.Achei o seu trabalho fascinante.Restauro Arte Sacra e sei bem o que vc passa para dar vida nova as peças.Recentemente herdei de uma tia alguns móveis que são muito escuros.Independente do estilo amo eles pois passei mtas ferias na casa dela e os achava lindos desde criança.Estou chegando em SP e alugando um ap e quero colocá-los lá. Como posso remover aquele verniz antigo e escuro para que ele fique só na madeira pura pois adoro móveis fosco apenas encerados.Será que o tira tinta ou o thinner da Byo Cleaner dá jeito? Haja braço. Agradecida pela atenção.

    Elba Rabello.

    ResponderExcluir
  4. Caro Moleiro, parabéns pelo seu altruísmo. Recentemente herdei de uma tia alguns móveis antigos.Apesar de acha-los lindos desde criança, eles são muito escuros.Quero colocá-los em um ap que estou locando aqui em São Paulo.Trabalho com restauração de Arte Sacra e imagino o que vc passa para colocar vida em tudo que faz.Gostaria de saber, se possivel, o que posso usar para remover o verniz escuro uma vez que sempre gostei de móveis na cor natural da madeira e apenas encerado.Achei interessante a linda dos produtos ecológicos da Byo Cleaner que voce falou.Será que vão dar certo?

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde Moleiro, fiquei muito feliz por encontrar seu blog...sou de Santa Catarina e desde pequena sou apaixonada por móveis...pois meu pai era marcineiro...mais nunca tinha dispertado meu lado, pois trabalho na área política.De uns tempos para cá estou em busca de conhecimentos pois está no meus sangue...gostaria se possivel de trocarmos informações.. meu mail é: cacazonatto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Amauri,
    Acabo de descobrir o seu site. Como estou meio ocupado foi direto pros favoritos pra 'disseca-lo' depois.
    Mas se saca logo que você tem um carater superior - dos que vão à luta e depois multiplicam a sabedoria adquirida.
    Cheguei buscando dicas de raspagem de umas duas mãos de verniz sobre venezianas bem antigas de pinho-de-riga, retiradas de uma velha casa de praia que comprei pra morar.
    Um grande abraço e de novo parabéns, Amauri !

    ResponderExcluir
  7. Êpa, meu comentário acabou indo como 'anônimo', o que contraria o que escrevi - meu nome é Nelson, sou aposentado e agora vivo em São Pedro da Aldeia-RJ.

    ResponderExcluir
  8. Olá bom dia, Sou Elis moro em Fortaleza- Ce, estou com um garda roupa que solto to do o compensado e cala permaneceu no mpovel o que faço pra retirar essa cola seca pra que eu possa pintar ou até mesmo colocar outro compensado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis,acho que o melhor seria contratar um marceneiro para fazer o serviço.Mas se você que por mãos à obra pegue uma lixa nº 60 para madeira e lixe tudo até a cola sair .Depois passe uma lixa n° 240 para deixar a superfície bem lisa e aplique o novo compensado usando cola para madeira .
      Bom trabalho

      Excluir
  9. Só de vc falar que, na raspagem da madeira, vc troca de ferramenta e que isso também ajuda a descansar as mãos, relaxando os músculos, parece que eu já posso sentir a dor de ficar muito tempo fazendo pressão com as mãos, numa mesma posição. Eu também me dou bem com cacos de vidro, nunca me machuquei, mas é sempre um risco. Costumo passar o Max Rubber removedor de tintas, ele sim, eu acho muito perigoso, porque, de vez em quando eu esbarro o braço no produto e ele queima, aí eu corro para a troneira, lavando até sair tudo. Estou aprendendo muita coisa aqui no seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por compartilhar seu conhecimento prático, adoro madeira e móveis antigos.
    Você tem alguma dica para preenchimento dos estragos de cupim e como exterminá-los de vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês .
      Para acabar com os cupins aplique Pentox nos buraquinhos .Pentox é um cupincida que tem dois tipos de embalagem. Uma comum em lata de um litro,e outra em spray com uma mangueirinha que cabe exatamente no buraco do cupim. Aplique o produto e embrulhe a peça em plástico vedando bem para formar uma câmara de gás .O gás formadop pelo produto matará todos oa cupins .Deixe a peça embrulhada no plástico por uma semana e depois abra e deixe mais uns tres dias sem mexer para acabar o cheiro forte do produto.
      A seguir tampe os furos com massa F12 na cor da madeira ( tem várias opções ).
      Aí é só lixar e pintar ou envernizar.
      Abraços

      Excluir
  11. Moleiro, tenho vária janelas venezianas na minha casa, para retirar verniz antigo. Qual melhor técnica, pois venezianas são cheias de reentrâncias, e locais de difícil acesso. Como fazer para deixa-las limpas, para pintura com stain impregnante, pois quero deixa-las com aspecto natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre um produto chamado STRIPITISI ,da Montana Química .É um gel feito para retirar tintas vernizes e graxas .Aplique e espere uns minutos até fazer bolhas na tinta .Raspe com uma espátula e depois limpe com um pincel embebido em Thinner para eliminar os resíduos do produto.
      Nas reentrâncias passe uma escova de aço,daquelas pequenas que parecem escovas de dentes.
      Mas cuidado ele é muito forte, e se pingar na pele queima e machuca. Utilize luvas de borracha .
      A vantagem é que se desfaz na água .Se pingar na pele ,é só lavar rapidamente que elimina o efeito destrutivo do produto.
      Se precisar de mais informações entre em contato pelo e-mail.

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .