Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 13 de março de 2011

Restauro de cadeira cromada


Um leitor do blog quer saber como restaurar uma cadeira cromada que apresenta ferrugem.
Temos duas alternativas para resolver esse problema .
1) Levar a cadeira numa empresa especializada em galvanoplastia que fará todo o processo de retirada do cromo velho limpeza do material e nova cromação .Esse processo ,dependendo da cadeira pode ser um pouco caro ,mas a cadeira fica como nova .
2)A segunda opção é meter a mão na massa .Lixar a cadeira com lixa de metal "60" ,depois outra lixa "180" ,e se quiser pode usar ainda uma "600" para o metal ficar bem liso.Aí é só pintar com rolinho ou pistola na cor que for mais conveniente .Existe ainda a opção de pintar com uma tinta em spray da Colorgin ,que imita cromação ,porém esta tinta não é indicada para peças de uso normal ,pois perde seu brilho depois de muito manuseio .
É isso...

17 comentários:

  1. Oi amigo Dom!
    Você é mesmo um grande mestre!!!!!Sabe tudo!!!!
    Dom eu ganhei uma máquina de costura velhinha e não sei o que fazer para deixa-la bonita!!Vou lhe enviar fotos.
    bjosssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Acho restauração um trabalho incrível! É muito legal tu poder recuperar algo que goste tanto ou que ainda lhe te muita utilidade!
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dom:
    Sou gaúcho e te ecnontrei no Google. Parabéns pela objetividade da dica. Coisa de quem entende do assunto e tem sensibilidade de saber estar lidando com leigos. Obrigado! Qualquer tipo de tinta para pintar na cor desejada estas cadeiras que eram cromadas? Indicas alguma? Algum fundo ou preparo? Abraços - Fábio - Porto Alegre / RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio
      Existe um produto chamado Wash Primer, um fundo fosfatizante , que permite a aplicação de tinta em cima de cromo.O fabricante é a Lazzuril .É só comprar e seguir as instruções da lata.Funciona muito bem .
      Aí é só pintar na cor desejada.Se precisar de mais informações mande um e-mail.
      Abraços

      Excluir
  4. Hello, i read your blog from time to time and i own a similar
    one and i was just curious if you get a lot of spam comments?

    If so how do you protect against it, any plugin or anything you can recommend?

    I get so much lately it's driving me crazy so any help is very much appreciated.

    My site :: toile baby bedding

    ResponderExcluir
  5. At this time I am going away to do my breakfast, once having my breakfast
    coming yet again to read more news.

    Feel free to surf to my website online nursery plants

    ResponderExcluir
  6. I have been exploring for a little bit for any high quality articles or
    weblog posts on this sort of space . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this site.

    Reading this information So i'm satisfied to express that I've an incredibly excellent uncanny feeling I found
    out exactly what I needed. I so much undoubtedly will
    make sure to do not fail to remember this site and provides it a glance regularly.


    My web blog baby girl quotes

    ResponderExcluir
  7. Oi Dom
    Muito interessante seu blog.
    Comprei umas cadeiras cromadas, estão bem desgastadas e qro saber se o WASH PRIMER pode ser usado sem que seja necessário lixá-las. Pretendo pintá-las de amarelo, vc tem aluma sugestão qto a tinta a ser utilizada?
    Abraços
    Sonia Pereira - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia , o Wash Primer é feito par aderir ao cromado e formar uma base para pintura .Costumo fazer o seguinte nesses casos: Limpo bem a peça com Thinner ,passo uma lixa de metal nº100 , para "arranhar" o cromado ,limpo novamente e depois aplico o produto .Depois da secagem aplico a tinta .É fácil e eficiente.Se precisar de mais informações entre em contato pelo e-mail indicado na barra lateral do blog .
      Amauri

      Excluir
  8. Great site you have got here.. It's hard to find excellent writing like yours nowadays. I truly appreciate people like you! Take care!!

    Feel free to surf to my site: visit the following website

    ResponderExcluir

  9. Comprei umas cadeiras bertoia e lixa las esta sendo um filme de terror... Me ajuda? Posso passar algo pra substituir esse processo? Muiiito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila , boa tarde ..
      Sei que existem produtos químicos que destoem o cromado ,mas isso só é vendido para profissionais .Somente as empresas de galvanoplastia possuem este tipo de produto ,que é vendido em bombonas de 60 litros .Não conheço nada que tire isso ,que esteja à venda no comércio comum. Consulte uma empresa especializada em cromação ,ou continue com o pesadelo .Já tive de fazer isso uma vez ,e sei que é realmente um filme de terror .Infelizmente não posso ajudá-la , me desculpe .

      Excluir
  10. Olá Dom!
    Tenho uma cama cuja cabeceira é cromada. Gostaria de saber se é possível pintá-la, se sim que tinta devo usar? É necessário remover o cromado antes da aplicação da tinta? Sei que a remoção com lixa é difícil, existe alguma "empresa" que faz esse serviço? Desde já obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina .
      Quando preciso fazer isso dou uma lixada superficial no cromado e aplico um produto chamado Washprime , que é um "primer" que consegue se grudar no cromado ,permitindo que a tinta fique firme e não se solte da peça .Segundo o fabricante o produto tem a capacidade de ficar firmemente colado ao cromado ,não soltando mais .
      Não conheço empresa que faça isso ,mas já fiz isso em três peças diferentes e deu certo.

      Amauri

      Excluir
  11. parabéns pelo seu blog, muito interessante, me ajudou bastante. Tomara outros blogueiros façam como você. Obrigada pelas dicas. Boas festas!

    ResponderExcluir
  12. Finalmente achei o que estava procurando
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .