Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Limpando objetos de cobre


Sempre me perguntam o que fazer para limpar objetos de cobre ou latão.Peças feitas desses materiais tendem a escurecer com o tempo ,ficando manchadas e muito feias ,o que também ocorre com peças feitas em prata.Esses materiais não enferrujam ,mas se oxidam ,o que é praticamente igual à ferrugem .
Devem existir alguns métodos ,mas para mim ,o que funciona é o seguinte : Pegue uma lata de massa de polir automóveis,uma lixa d'água n°1200 e um pano velho de algodão ou uma flanela .
Passe um pedaço da lixa na massa de polir e vá esfregando na superfície da peça .Dependendo do estado das manchas é necessário fazer um pouco de força ,pois certas manchas são difíceis de sair .A lixa 1200 não risca a peça ,ela é feita para polir superfícies pintadas .Se as manchas forem muito antigas e não forem eliminadas com a lixa ,experimente usar palha de aço embebida na massa de polir .Uma vez limpa a peça ,pegue novamente a lixa 1200 para eliminar riscos que a palha de aço possa eventualmente ter causado .
Quando não tiver mais manchas nem riscos pegue um pano seco e esfregue com um pouco de força ,para retirar o resto da massa de polir .
Em seguida pegue outro pano seco ou uma flanela e esfregue para dar brilho.
Se a peça em questão for um objeto de decoração ,convém dar uma demão de verniz em spray da Colorgin .Este verniz impedirá que o oxigênio e a umidade ,estraguem o trabalho feito ,formando uma camada de proteção sobre a peça .
Em panelas e outros objetos usados na cozinha , após todo o processo de limpeza e polimento ,lave bem ,com água e sabão para retirar resíduos de massa,e nunca aplique o verniz ,pois este irá parar no seu estômago ,o que não é muito agradável .
Com prata o processo também pode ser utilizado com ótimos resultados .

6 comentários:

  1. Nossa que bárbaro isso não sabia, vou fazer!!!
    obrigada!!
    Voce sempre tem um segredinho pra ensinar!!!
    bjkss

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, adoramos suas dicas Amaury!!!
    forte abraço.
    André

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Dom!
    Suas dicas são maravihosas!!!Sempre estou aprendendo com você!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. para limpar o cobre use somente limão e vinagre. para oxidação mais forte use limão vinagre e sal de cozinha esfregando a mistura com um pano macio

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por dividir conosco,estamos restaurando um lampião de cobre para transformá-lo em arandela, vai ficar um espetáculo!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .