Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 15 de maio de 2011

Aglomerado de madeira


Um cliente me trouxe uma mesinha de canto para que eu a restaurasse .Esta mesa tinha o tampo feito de aglomerado de madeira com uma lâmina de imbuia por cima .O tampo estava torto devido à umidade , e o aglomerado estava se desfazendo em algumas partes .
Tive de trocar toda a peça do tampo e colocar um pedaço de compensado com uma lâmina de imbuia igual à original .
O aglomerado não pode ter contato com água ou ambiente úmido ,pois começa a se deteriorar rapidamente .Não tem como salvar a peça ,só trocando mesmo .O processo de desintegração é rápido e irreversível ,pois não dá para refazer uma placa de aglomerado.Ela se desfaz em mil pedacinhos .
O compensado ,dependendo do estrago pode ser restaurado usando cola e prensando ,pois é feito de lâminas finas de madeira coladas e prensadas .
Outro material que se deteriora com umidade é o MDF ,muito usado atualmente pois é um material fácil de trabalhar ,barato ,e adequado para peças pequenas .Mas o MDF tem uma resistência maior que o aglomerado ,e se for pintado ou envernizado resiste a qualquer "ataque' de água ou umidade .como se fosse madeira .Quando se compra um móvel ,principalmente se for barato ,deve-se olhar na parte traseira ,que normalmente não é pintada,e tentar descobrir se é feita de aglomerado ou MDF.Se for necessário comprar um móvel feito com esse material ,deve-se tomar cuidado para não expo-lo à umidade ,pois com certeza se estragará ,mas se for bem cuidado poderá durar um bom tempo.

8 comentários:

  1. Olá amigo Amauri! Como vai? Dias atrás passei correndo aqui e não deixei recado. Desejo um final de semana muito bom para você e sua familia.
    Obrigada pela visita e pelo comentário no blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Estou admirando seu trabalho. A mesa ficou excelente. Eu e meu marido estamos restaurando alguns móveis antigos e vamos tentando, errando, acertando e aprendendo. Principalmete com acabamento, vernizes e ceras. Ainda bem que temos mais acertos do que erros.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Amauri, tenho uns moveis estilo antigo aqui na minha casa, mas são de compensado. Eu acho que poderia ficar bom fazer alguma tecnica em pátina. é possivel fazer patina em moveis compensados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possivel fazer pátina em qualquer pedaço de madeira desde que você lixe e prepare adequadamente .

      Excluir
  4. olá Amauri. Gostei muito de suas dicas. temos um oratório antigo misto com aglomerado que está se desfazendo. Vamos tentar remover o aglomerado e inserir uma placa de compensado pesado rígido. continue com seu belo trabalho

    ResponderExcluir
  5. Amauri, você está em algum forum? Queria te fazer uma consulta. Estou aplicando goma laca num móvel e tem ficado umas partes foscas e outras brilhantes. O que será que estou fazendo errado? Ou é assim mesmo? Diluí 200 gramas de laca em um litro de álcool absoluto. Aqueles acabamentos espelhados em laca, como faz? Tenho que lixar no final e aplicar cêra? Se tiver um forum onde possa fazer a pergunta, me avisa. Abraço e obrigado,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo.
    Ha algumas possibilidades a serem observadas. Talvez a madeira não esteja totalmente lixada ,e onde houver resíduos de tinta ou verniz a goma laca não penetre na madeira e não brilhe . Talvez seja necessário misturar bem ,antes de aplicar e durante a aplicação. Se estiver aplicando com boneca ,pode ser que não esteja espalhando bem .Se for com pistola , talvez não esteja distribuindo corretamente a goma laca sobre a superfície. Quando quero uma superfície espelhada aplico verniz automotivo ,que tem um brilho incrível, e dura anos . Mande um e-mail para mim que te darei todas as informações que necessitar . dom.moleiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem Amauri?! Encontrei o seu blog e gostei de todas as dicas.Estou com umas portas e portais para dar acabamento e tenho dúvida se uso ou não seladora, pois não tenho experiencia como o produto.Que devo fazer? Se possível me dê dicas como devo fazer para envernizar com qualidade.Obrigado!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .