Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Escurecendo verniz


Recentemente fiz um trabalho num antigo guarda roupa de uma cliente que desejava restaurar e escurecer a peça .
Como ela estava com pressa, pois o guarda roupa seria um presente para sua filha ,trabalhei inclusive no fim de semana .Mas quando fui escurecer o verniz para passar no móvel ,notei que o frasco de tingidor de verniz estava ressecado .Isso ocorreu no domingo à tarde quando nenhuma loja estaria aberta .
Qual a solução ?
Simples : misturei o verniz com um pouco de esmalte sintético preto e um pouco de marrom .Depois de algumas experiências cheguei ao tom desejado ,envernizei o guarda roupa e pude entrega-lo na terça feira
Ás vezes temos de improvisar para fazer um trabalho ,e com tintas dá para brincar um pouco ,desde que tenham a mesma base química .No caso citado,houve uma perfeita homogeinização quando misturei verniz e tintas , e não houve qualquer tipo de reação quimica desfavoravel .A peça já foi entregue e está como minha cliente pediu .
Não é sempre que se consegue fazer isso com êxito ,já fiz isso outra vez e a tinta e o verniz se separaram após sua aplicação na madeira.Tive que limpar tudo e refazer com os produtos certos .Aprendemos sempre com cada erro cometido ,e isso aumenta nosso conhecimento e experiência .

2 comentários:

  1. Adorei o blog, com dicas e trabalhos maravilhosos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. valeuuuuu mesmo me dica ,,, trabalho com manutençao e consertos diversos e esta dica eu ainda nao sabia , se tiver alguma duvida serviços diversos é so me dizer : fenix-vidia@hotmail.com , obrigado

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .