Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Máquina Clemens Muller

Esta máquina é uma Clemens Muller ,feita na Alemanha ,na cidade de Dresden ,possivelmente no final do século dezenove ,ou início do século vinte .
É a primeira desta marca que restaurei ,e também a mais antiga na qual trabalhei.










Apesar de muito uso esta máquina ainda funciona .Sua pintura estava estragada e várias peças apresentavam muita ferrugem .
As fotos que tirei antes do restauro foram perdidas por um problema na minha câmera.
O corpo foi lixado e pintado . O volante e outras peças pequenas foram cromados .
A base de madeira foi lixada e envernizada .Foi feita uma nova manivela para que funcionasse normalmente ,pois a original se perdeu ao longo dos tempos . E após uma profunda limpeza e lubrificação no mecanismo ,passou a funcionar perfeitamente .
É uma tecnologia antiga ,mas muito eficiente .Peças como essa foram feitas para durar séculos .

8 comentários:

  1. Amauri, que peça linda, raríssima mesmo. Ficou perfeita. Seu trabalho é muito minucioso.
    Abraço e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Amauri!
    Que maquina linda!!!Seu trabalho ficou maravilhoso!!!Você é o rei da restauração!!!
    bjosssss

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde

    Eu tenho maquina igual a esta sua precisando restaurar,e estou querendo negocia la
    Aguardo contato
    41-8495-2007

    ResponderExcluir
  4. eu tenho uma Máquina Clemens Muller igual a esta que foi restaurada, mas a minha não esta em um bom estado, e precisa de restauro, mas eu queria vendelá, para que seja restaurada.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma Clemens Muller igual a está em bom estado,funcionando a contura,tenho loja de móveis usados,ai comprei de uma senhora,ela comentou que era da avó dela,quero vender 42-98615990

    ResponderExcluir
  6. Amauri preciso da sua ajuda para saber qual agulha e qual linha posso usar na minha máquina de costura antiga alemã muller , por favor peço-lhe ajuda. Onde posso comprar e qual o nome certo delas.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe Licy ,mas não posso ajudá-la . Não faço idéia de qual e´agulha nem onde possa ser comprada , mas creio que qualquer linha sirva .

    ResponderExcluir
  8. oi onde consigo as engrenagens que vai no volante da maquina?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .