Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tirando latex de madeira


Um leitor me enviou e-mail informando ter uma mesa que foi pintada com latex para ser utilizada numa festa ,e que agora quer tirar a tinta para pinta-la novamente .Porém está tendo dificuldades ao lixar .Disse que está muito difícil sair a tinta ,mesmo utilizando uma lixa mais grossa .

O que fazer ?

Quando faço pátina ou satinê em móveis sempre utilizo latex pva,e às vezes a tinta teima em não sair do jeito que quero com a lixa normal.
Então pego uma lixa d'agua ,e utilizo como se faz com metais .Ou seja ,molho a lixa e passo na madeira .A lixa d'agua é mais resistente que a lixa de madeira ,e a água amolece o latex ,mesmo que esteja bem seco .Corte a folha de lixa em pedaços pequenos para facilitar o manuseio .Deixe uma vasilha com água ao seu lado e vá molhando e lixando até sair a tinta.
Assim fica mais fácil ,e o trabalho fica pronto rapidamente .
Mas se a peça for grande e o trabalho for demorado ,deve-se utilizar luvas de borracha para que a mão não fique enrugada e desidratada.

3 comentários:

  1. Olá amigo Amauri!
    Suas dicas são aulas preciosas!!!!!Adoro as suas restaurações!!Parabéns pelo lindo trabalho!!
    bjosss

    ResponderExcluir
  2. Olá Amauri! Vc mencionou agora a lixa d'agua e é a que sempre uso. Sei que a lixa de madeira é aquela amarela, mas onde eu moro é muito difícil de encontrar. Então comecei a usar a lixa d'agua mesmo. Hoje nem saberia dizer qual é a diferênça delas. Vc poderia me exclarecer o que difere os dois tipos? Obrigada e abraços.

    ResponderExcluir
  3. EU gostaria muito aprender essa tecnica De patina riscada é muito linda

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .