Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Verniz sobre verniz


Um cliente me perguntou se poderia aplicar verniz em cima de outro verniz numa cômoda ,pois estava com preguiça de lixar toda a peça .
Bem ,não é o mais indicado mas é possível desde que se tome os cuidados necessários .
Em primeiro lugar é necessário analisar o estado em que se encontra o verniz aplicado na peça .Se estiver em bom estado ,sem ressecamentos e sem pedaços descascando é só lixar para quebrar a casca superior e passar nova demão do produto .
Em móveis muito antigos fica mais difícil, pois o verniz usado anteriormente não é compatível com o verniz mais "moderno",pois este produto sofreu modificações tecnológicas ao longo dos anos .A formulação química mudou para melhorar cada vez mais a qualidade do produto.Isto faz com que o verniz novo não "cole" no verniz mais velho ,podendo então se soltar em pouco tempo .
Neste caso o melhor mesmo é lixar completamente a peça e passar duas a três demãos de verniz novo.
Se por acaso a peça estiver revestida com seladora também é possível lixar e envernizar por cima ,desde que se saiba se realmente é seladora e que o verniz tenha a mesma base química da seladora.E também é necessário que a seladora não esteja ressecada nem descascando .
Mas para um trabalho bem feito ,o melhor mesmo é lixar a madeira até limpar todo e qualquer resíduo de verniz ou seladora ,deixando a fibra da madeira completamente exposta ,e aí sim aplicar o verniz adequadamente .
Deve-se usar uma lixa mais grossa para retirar o verniz antigo (n°60) e depois uma de granulação mais fina (120 ou 180 ) ,e finalmente uma bem mais fina (320) para deixar a superfície bem lisa .
É facil , só por mãos à obra

41 comentários:

  1. olá, adorei o seu blog.
    Gosto de repaginar moveis antigos , tenho aqui um criado mudo que precisa ser escurecido e procurei o tingidor de verniz que vc falou em um POST mas só encontro verniz tingidor (que não chega no tom que preciso)
    Onde encontro esse tingidor de verniz ???

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá estou preciso alterar a cor verniz para passar no violino para torna-lo com aparência de antigo, como torna-lo numa tonalidade de laranja escuro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson a solução é comprar um tingidor de verniz chamado VELADURA ,e misturá-lo aos ´poucos no verniz a ser aplicado até acertar o tom .Este produto é vendido em vários tons de madeira ,e para comprar o mais aproximado ,consulte o atendente da loja de tintas .
      Ele é diluível em água raz ,podendo ser então suavizado com esta diluição .Fica mais fácil para acertar a cor desejada.

      Excluir
  3. OLA .GOSTARIA DE SABER QUAL TIPO E COR DE VERNIZ USAR EM UMA PORTA PARA DAR ASPECTO DE ENVELHECIDO .OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deivdi.
      Acredito que o melhor é um verniz acetinado em tom escuro ,pode ser imbuia ou ipê .Deve ser aplicado aos poucos, e com cuidado para não ficar homogêneo .

      Excluir
  4. Boa noite, Dom Moleiro,
    Pode indicar alguém que faça o trabalho de restauração no RJ? Tenho uma cômoda e uma mesinha de centro muito antigas, envernizadas que precisam de novo verniz. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Rio de Janeiro não conheço ninguém ,mas tem o Fabio Barcellos em Teresópolis , que é um bom restaurador .
      Entre em contato pelo e-mail : fabioadventure7@hotmail.com .Diga que eu lhe indiquei ,e ele te dará um atendimento especial.
      Amauri

      Excluir
  5. Bom dia, estou em Brasília-DF, aqui nessa época do ano (agosto) o clima é muito seco, o que faz com que as madeiras "trabalhem" muito. Tenho uma mesa de madeira com bancos (2,50 m) ela veio envernizada (parece que somente uma demão), ela empenou um pouco e abriram algumas rachaduras nas pontas. O que faço para parar as rachaduras e dar um novo visual no verniz original? abraço. Edilson - Brasília - DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edilson
      Se a madeira for nova ,não vão parar as rachaduras até que ela se acomode .Tem de esperar uns dois ou três anos até que a madeira envelheça e pare de trabalhar .
      Você pode passar massa para madeira nas rachaduras, e depois aplicar duas demãos de verniz ( sempre diluído com 20% de água ráz ) e aguardar o processo de maturação da madeira .

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta e atenção. Um grande abraço.

      Excluir
  6. ola sr. Dom boa tarde, gostaria de saber se posso passar um verniz escuro por cima do verniz maritimo brilhante, pois ja tenho esse maritimo passado nas madeiras da garagem ou tem algum produto q eu possa utilizar para tirar ou para fazer como que esse verniz escuro possa pegar por cima do outro

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriano . Basta você dar uma lixada para gastar a "casca " superior do verniz ,e aplicar o verniz escuro por cima . Lembre-se que o verniz deve ser diluído com 20% de água ráz ,para facilitar a aplicação e a secagem . Duas demãos serão suficientes .

    ResponderExcluir
  8. boa noite,meu nome é Welton gostei muito das suas dicas de pintura e revitalização de moveis e madeiras em geral.
    gostaria muito de saber se posso aplicar selador comum esse de paredes na madeira antes de aplicar uma tinta látex nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Welton
      Se você vai utilizar latex, aplique o produto diretamente na madeira ,porque ele vai "segurar" melhor do que com a seladora .

      Excluir
  9. Bom dia! Contratei um marceneiro aqui em Rondônia para restaurar meus móveis de cozinha em mogno, porém, ele me entregou a primeira parte com pintura em verniz e tingimento. Não gostei porque quero algo bem próximo da madeira natural, com um leve acabamento acetinado. Não sei o que fazer agora. Pedi que ele parasse o serviço até que eu encontre uma solução já que percebi que ele não tem. Como não sou especializada na área, longe disso, vim para a internet pesquisar e me deparei com seu excelente blog. Amauri, pode me dar alguma orientação? O que já foi feito vou tentar retirar lixando o máximo que der. Mas o que aplicar depois? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única solução é lixar completamente o verniz , e se a madeira foi tingida antes de envernizar ,lixar mais um pouco e retirar a camada tingida. Depois é só aplicar um verniz acetinado ,se possível com pouco filtro solar . Deve ser diluído com 20% de água raz se for aplicado com pincel,rolinho, ou boneca. E se for aplicado com pistola a diluição deve chegar em 30 % . Se precisar de mais informações , entre em contato através do e-mail : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  10. Muito obrigada!! Vou encarar o desafio! A propósito, qual acabamento teve o tampo deste móvel que está na foto principal do seu blog? É assim que gosto.
    Valeu!! Jeanne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeanne .
      O acabamento daquele móvel foi feito com verniz Poliulac, acetinado, da Sayerlack. Diluído com 25% de água ráz .

      Excluir
  11. E aplicado com pistola? Mais uma vez, muito obrigada pelas dicas! Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Estou adorando as dicas!
    E quero aproveitar para pedir um esclarecimento.
    Tenho uma cama de madeira que estou querendo renovar o verniz, pois o meu cãozinho, quando pequeno, arranhou e mordeu os cantos :(.
    Agora que ele cresceu, quero aproveitar para restaurar a minha cama.
    A peça, quando nova, foi selada e envernizada. A minha dúvida é... Depois que estiver lixada, terei que passar a seladora novamente antes do verniz?

    Obrigada!
    Angélica

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Pode passar o verniz direto . A seladora é um produto, na minha opinião , absolutamente inútil.
    O verniz aplicado diretamente na madeira , se fixará com mais facilidade . Aplique o verniz diluído com 20% de água ráz .

    ResponderExcluir
  14. amigo, passei um verniz acetinado, meio mogno... mas não gostei do brilho, achei ainda que fica meio brilhoso demais, teria como passar uma lixa fina e aplicar um verniz fosco incolor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim . Passe uma lixa nº320 ou nº400 e aplique duas demãos de verniz fosco . Deve resolver seu problema .

      Excluir
  15. Bom dia Gostei muito do seu blog. Tenho um jogo de quarto da década de 50 em imbuia que lixei todo e deixei na madeira natural. Gostaria de saber a marca de verniz mais aconselhável (se posso usar pincel ou tem que ser pistola), se é necessário acrescentar algum produto no verniz para secagem, quantas demãos devo passar e se devo lixar após a primeira demão.

    ResponderExcluir
  16. Oi Orlei.
    Eu utilizo muito o Poliulac da Sayerlack . Existem várias marcas ,mas esse é o meu predileto porque seu desmpenho me agrada. Existe nos padrões brilhante, acetinadoo e fosco. Para aplicar você deve sempre diluir o verniz com 20% de água ráz,se for a pincel ,e com 30% se for com pistola . A água ráz fará o verniz deslizar melhor e secar mais rápido .
    Se não tiver pistola use pincel ou "boneca" de pano . Com a pistola o acabamento fica melhor.
    É bom lixar após a secagem de cada demão com lixa d'água nº 1200 para eliminar resíduos e deixar a superfície bem lisa . A lixa d'água deve ser utilizada sêca . O idela é aplicar três demãos . Espere 12 horas entre cada demão para que o verniz seque bem .

    ResponderExcluir
  17. Olá , parabéns pelo blog
    Gostaria de saber qual é a diferença entre o filtro solar e o verniz, e com respeito a diluição entre o thinner da tempo de acabamento 1001 ou aguarraz.
    Grato

    ResponderExcluir
  18. Oi Giovan .
    O filtro solar é um componente do verniz ,que tem como propósito proteger a madeira da luz solar . Não são todos os vernizes que tem filtro solar .
    O thinner é usado para diluição de esmaltes e vernizes automotivos e outros tipos . A água ráz é usada para diluição das tintas e esmaltes comuns .

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite
    eu apliquei um verniz Maritimo transparente num forro de pinus e ficou amarelo..
    gostaria de saber se posso aplicar outro tom de verniz para escurecer sobre o verniz mais claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aplique um verniz mais escuro ,ou compre um tingidor para verniz e misture com o que você já tem .

      Excluir
  20. Dom Moleiro ,Boa tarde. Gostei muito do seu BLOG. Tenho 4 cadeiras antigas ( 2012 ). Resolvi TENTAR , porem gostaria de saber . QUAL cola usar ? Para remonta-las.Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Eu uso sempre a cola para madeira amarela . Pode ser usada também a cola de contato ,mas é mais chato trabalhar com ela .
    Se elas estiverem com muito jogo,é bom além da cola, por alguns parafusos para deixar bem firme .

    ResponderExcluir
  22. Tenho um teto de lambri com verniz restaurado quero passa verniz acentuando posso

    ResponderExcluir
  23. Olá meu nome e Paulo. Eu gostaria de saber se posso colocar verniz acentinado por cima verniz restaurador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Você pode aplicar qualquer verniz sobre esse verniz,mas convém passar uma lixa n°320 de leve, só para arranhar a superfície do verniz ,facilitando que o outro "grude" melhor

      Excluir
  24. Prezado D. Moleiro, que tipo verniz devo usar em movel "cru" para q este tenha acabamento de verniz ultra brilhante do tipo que vemos em moveis de barcos e avioes? Agradeco desde ja sua atencao.

    ResponderExcluir
  25. O melhor verniz para isso é o automotivo .
    Existe à venda com catalizador e sem . O com catalisador brilha um pouco mais . Para conseguir o efeito desejado é necessária a aplicação de ao menos cinco demãos do produto .Dilua sempre com 20% de thinner antes de aplicar . A aplicação tem de ser feita com pistola para obter o máximo brilho.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite. D.Moleiro gostaria de saber como faço para envernizar portas e janelas já envernizada desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite José
      É só passar uma lixa fina sobre o verniz,mais antigo para "quebrar" a superfície brilhante e aplicar um novo por cima . lixando você possibilita que o verniz novo se "agarre " ao antigo.

      Excluir
  27. Olá Boa tarde!D.Moleiro, tenho que enverniza um apagador em madeira peroba Rosa,quero escurecer um pouco sem fugir muito do tom,da uma valorizada pra realçar.Qual cor de verniz vc me indica?
    Obg.

    ResponderExcluir
  28. Meu nome é Ernesto
    Bom dia !!!
    Gostei muito deste blog me ajudou bastante a solucionar algumas dúvidas que eu tinha a respeito de aplicação de verniz.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .