Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sábado, 17 de setembro de 2011

Cômoda do início do século vinte

Esta antiga cômoda tem uma história interessante : foi comprada pela avó de minha cliente quando se casou , noventa e poucos anos atrás .Passou para a segunda geração da família, para a terceira ,e agora passará para a quarta geração ,pois após o restauro será usada na casa da filha de minha cliente.Possivelmente ainda poderá enfrentar a quinta geração da família ,porque é feita de madeira de ótima qualidade ,e o tempo de uso não alterou sua estrutura nem sua beleza.Estava com o verniz original deteriorado e com algumas marcas de uso ,mas foi só fazer uma rápida restauração e sua aparência voltou ao normal



Riscos e manchas possivelmente devido à umidade .


Aqui o verniz sumiu completamente .


Manchas de tinta e pequenos riscos deixaram o móvel com mau aspecto.


Após lixar completamente e restaurar pequenas partes ,foram aplicadas duas demãos de verniz acetinado e a cômoda ficou assim .


Ficou quase fôsca ,mostrando a madeira como era originalmente .


Uma das gavetas desapareceu ao longo das décadas e fiz então uma prateleira para aproveitar o espaço.


Pronta para as próximas gerações

6 comentários:

  1. Olá Amauri!
    Saudades deste blog maravilhoso...Adorei está cômoda, especialmente depois que você lhe devolveu a vida!!!!Parabéns você é um mestre!!!
    bjossss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amaury!

    Ficou show de bola este trabalho. Parab�ns por esse dom de renovar mov�is t�o belos, mas deteriorados pelo tempo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. oi adorei o blog, estou restaurando uma comoda parecida com essa, mas estou com um problema no tampo na união do tampo, como oque fazer para não aparecer frestas na madeira?

    ResponderExcluir
  4. Desculpa por não me identificar, e obrigada pela ajuda acho que agora consigo resolver o problema do tampo, e uma comoda com mais de 60 anos, e quero deixa-la na cor natural da madeira, oque devo passar?
    Ana Elise

    ResponderExcluir
  5. Ola boa noite!!!!Passei aqui e adorei tudo,estou maravilhada.Meus parabéns tudo realmente lindo.Tenho umas cadeiras antigas de ferro e gostaria de eu mesma restaurar,porem não sei como fazer para tirar toda tinta do ferro.se vc puder me ajudar ficarei grata.Abraços e um otimo ferido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana , boa noite .
      Se você puder me enviar fotos por e-mail de suas cadeiras para que eu possa vê-las ,terei o maior prazer em lhe passar as infromações necessárias para realizar a restauração .
      Aguardarei seu contato

      Amauri

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .