Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Conhecendo novos produtos


A gente aprende todo dia .Sempre aparecem novidades .
Conheci esta semana uma linha de produtos que estava buscando e não sabia que existia .
O atendente de uma loja onde compro alguns materiais para pintura e restauração, me mostrou três produtos de uma empresa chamada BYO CLEANER que me chamaram bastante a atenção .Comprei, testei e gostei .São êles a Água Ráz Ecologica , o Thinner Ecológico , e o Tira Tinta .
O THINNER é recomendado para limpeza ,e funciona muito bem ,mas não deve ser usado em diluições ,pois não é feito para isso .Usei para limpar um criado mudo antigo ,e as gavetas de uma máquina de costura .O resultado foi ótimo ,saiu todo o verniz antigo com facilidade, o que é normal num Thinner .Este porém tem um diferencial ,pois é formulado para não agredir o meio ambiente e quase não tem cheiro .Dá para trabalhar sem máscara e em ambiente fechado ,que não irrita o nariz nem arde os olhos .E tem ainda a vantagem de se diluir na água .Para a limpeza após a aplicação bastou passar uma escova umedecida e tudo ficou limpo .Gostei .
A ÁGUA RÁZ ECOLÓGICA também tem cheiro suave e é bastante economica para diluição .Dá para diluir verniz ou tinta utilizando metade da porção necessária quando uso água ráz de outras marcas .
Normalmente quando diluo tinta ou verniz com água ráz ,a "passada"de pincel se torna meio áspera ,e com esse produto ficou bem macia .Nem pareceu que estava diluida pois o pincel escorregava pela madeira com muita facilidade .
Mas o produto que mais me chamou a atenção foi o TIRA TINTA .É um gel para limpar tintas e vernizes como o STRIPITISI que uso habitualmente , e sobre o qual já falei várias vezes no blog .Um excelente produto ,mas que necessita de cuidados para proteger a pele e os olhos .
Este TIRA TINTA é um gel incolor quase sem cheiro que age retirando tintas e vernizes endurecidos ,mas que não irrita a pele nem as vistas .Eu passei o produto nas costas da mão para testar e não senti absolutamente nada .Nem sequer uma vermelhidão apareceu .Primeiro coloquei um pingo ,depois passei o pincel com bastante produto e nada .Foi exatamente como o rapaz da loja me disse .
Existe porém mais uma diferença com relação ao STRIPITISI : Este age muito rápido ,formando bolhas em um ou dois minutos ,e ai já dá para passar uma espátula e retirar a tinta .O TIRA TINTA age mais lentamente ,sendo necessário esperar uns quinze ou vinte minutos para raspar .Porém quando você raspa sai tudo de uma vez e com o STRIPITISI é necessario retirar camada por camada pra limpar uma peça de madeira, sendo necessário passar o produto diversas vezes para obter a limpeza desejada .Como o STRIPITISI , esse TIRA TINTA também se dissolve em água .
Entrei no site da BYO CLEANER e descobri que a empresa tem uma linha enorme de produtos para pintura e artesanato ,coisas que não me interessam ,mas que de qualquer modo acabei conhecendo .
Este produtos encontram-se atualmente à venda em todas as lojas da rêde Leroy Merlin e lojas voltadas para artesanato.
Como eu estava a tempos procurando produtos menos agressivos fiquei satisfeito com o resultado obtido por estes e agora vou em busca de vernizes e tintas que também sejam ecológicos .

8 comentários:

  1. Oi Amauri!
    Adorei as dicas,vou lá no site da BYO CLEANER!!!
    Obrigada por sempre compartilhar coisas boas.
    Bjokasss

    ResponderExcluir
  2. Amauri, ótima dica. Faz um bom tempo que ando fugindo desses produtos fortes, mas vou procurar por aqui, principalmente o removedor.
    obrigada pela visita, tua presença é animadora.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ah, e gostei do novo layout, ficou leve e moderno.
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  4. Olá,parabéns pelo novo visual do blog e pelas dicas que sempre dá.
    Esse limpa tinta eu usei e achei bem legal, não empasta como o outro.Esta semana comprei um verniz com filtro solar daquela marca famosa a base de água é bom que não tem cheiro e seca super rápido, vamos ver a durabilidade, isso só o tempo diz.
    Uma pergunta existe algum verniz totalmente incolor que não seja amarelado com uma boa durabilidade.
    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  5. Olá Amauri!
    Está tudo perfeito por aqui,como sempre!
    bjosss

    ResponderExcluir
  6. Amauri, que bom que gostou da banqueta assanhada. Não sei o que achou da história, mas era para ser engraçada. rsrsss...
    Agora vou conhecer seu contato que comentou aqui, o NOVO estúdio NOVO.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela dica Amauri, achei muito interessante este produto Tira Tinta da byocleaner, ja que o removerdor pastoso muito forte e perigoso, hoje mesmo usei o pastoso e foi complicado rsrs
    Um abxx!

    ResponderExcluir
  8. adorei a dica muito obrigada

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .