Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cupins no sofá


Uma leitora do blog deixou esse comentário :

"A massa descrita na resposta, a F 12 tapa os buracos, mas como a cratera formada pelos cupins em meu sofá foi muito grande precisei remendar um grande pedaço. O problema é que ficou com uma textura e cor diferente da madeira original.Como posso disfarçar?
Grata,
Marlise "

Resposta :

Isso é mais comum de acontecer do que se imagina .Começamos a mexer no buraco do cupim e quando vamos ver ,metade da peça já foi consumida .
Quando temos um buraco muito grande ,o ideal é fazer um "enxerto" na madeira.Ou seja colamos um pedaço da mesma madeira e tapamos este buraco .Mas no caso em questão como foi usada a massa , a solução é lixar bem para deixar lisa e aplicar ou um verniz com corante se a mancha que ficou for mais clara que a madeira original ,ou pintar a parte remendada com tinta da mesma cor da madeira .Ou seja , temos de conseguir um pouquinho de tinta e tentar através de mistura de cores chegar o mais próximo possível da cor original da peça.
Há ainda uma terceira opção ,lixar e colar um pedaço de lamina da mesma madeira da qual foi feito o móvel. A lâmina de madeira deve ser recortada de acôrdo com o formato da área a ser coberta .Essa lâmina de madeira pode ser comprada nas lojas especializadas em material para marceneiros .Em São Paulo , essas lojas se concentram na região do Gasômetro ,no bairro do Brás .
Após a aplicação da lâmina ,a peça deve ser envernizada para que fique tudo igual , disfarçando este "implante " de lâmina
É isso .

domingo, 15 de maio de 2011

Aglomerado de madeira


Um cliente me trouxe uma mesinha de canto para que eu a restaurasse .Esta mesa tinha o tampo feito de aglomerado de madeira com uma lâmina de imbuia por cima .O tampo estava torto devido à umidade , e o aglomerado estava se desfazendo em algumas partes .
Tive de trocar toda a peça do tampo e colocar um pedaço de compensado com uma lâmina de imbuia igual à original .
O aglomerado não pode ter contato com água ou ambiente úmido ,pois começa a se deteriorar rapidamente .Não tem como salvar a peça ,só trocando mesmo .O processo de desintegração é rápido e irreversível ,pois não dá para refazer uma placa de aglomerado.Ela se desfaz em mil pedacinhos .
O compensado ,dependendo do estrago pode ser restaurado usando cola e prensando ,pois é feito de lâminas finas de madeira coladas e prensadas .
Outro material que se deteriora com umidade é o MDF ,muito usado atualmente pois é um material fácil de trabalhar ,barato ,e adequado para peças pequenas .Mas o MDF tem uma resistência maior que o aglomerado ,e se for pintado ou envernizado resiste a qualquer "ataque' de água ou umidade .como se fosse madeira .Quando se compra um móvel ,principalmente se for barato ,deve-se olhar na parte traseira ,que normalmente não é pintada,e tentar descobrir se é feita de aglomerado ou MDF.Se for necessário comprar um móvel feito com esse material ,deve-se tomar cuidado para não expo-lo à umidade ,pois com certeza se estragará ,mas se for bem cuidado poderá durar um bom tempo.