Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Uso correto da seladora


Uma leitora do blog me informou que passou seladora numa mesa de canto e não conseguiu bom resultado pois o produto ficou enrugado e demorou para secar .
Depois de uma conversa via e-mail descobri o problema .Ela passou a seladora do jeito que estava na lata .
A seladora é um produto que só pode ser aplicado com alta diluição com Thinner .
Existe inclusive uma composição de Thinner específica para seladoras .
A seladora é um produto altamente concentrado ,e nas recomendações encontradas na lata do produto é aconselhada uma diluição de 30% ate 100%.
Em alguns casos pode-se diluir até um pouco mais .
Como o Thinner é bastante volátil , o produto quando diluído seca bem rápido ,não sendo necessário aguardar horas e horas para utilizar o móvel ou objeto no qual foi aplicado .
Se passar o produto com boneca de pano não precisa diluir mais que 60% ,mas para o uso com pistola o ideal é a diluição com 100% de Thinner .
Devem ser aplicadas duas a três demãos do produto ,mexendo sempre o conteudo da lata antes e durante a aplicação .
Para sua segurança convém usar máscara pois o odor é forte .
É um produto excelente para acabamentos acetinados, e de alto rendimento ,porém não deve ser aplicado em móveis que estarão expostos a sol e chuva .O sol destroi a seladora em pouco tempo e ela começa a descascar até soltar-se toda da madeira.
Após a aplicação o móvel pode ser deixado como está ou pode ser aplicado um verniz ou uma tinta por cima ,pois o produto é feito para isso também
Sendo mais barato que verniz ,é largamente utilizado pela industria moveleira para reduzir custos mantendo a qualidade do acabamento .

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Escurecendo verniz


Recentemente fiz um trabalho num antigo guarda roupa de uma cliente que desejava restaurar e escurecer a peça .
Como ela estava com pressa, pois o guarda roupa seria um presente para sua filha ,trabalhei inclusive no fim de semana .Mas quando fui escurecer o verniz para passar no móvel ,notei que o frasco de tingidor de verniz estava ressecado .Isso ocorreu no domingo à tarde quando nenhuma loja estaria aberta .
Qual a solução ?
Simples : misturei o verniz com um pouco de esmalte sintético preto e um pouco de marrom .Depois de algumas experiências cheguei ao tom desejado ,envernizei o guarda roupa e pude entrega-lo na terça feira
Ás vezes temos de improvisar para fazer um trabalho ,e com tintas dá para brincar um pouco ,desde que tenham a mesma base química .No caso citado,houve uma perfeita homogeinização quando misturei verniz e tintas , e não houve qualquer tipo de reação quimica desfavoravel .A peça já foi entregue e está como minha cliente pediu .
Não é sempre que se consegue fazer isso com êxito ,já fiz isso outra vez e a tinta e o verniz se separaram após sua aplicação na madeira.Tive que limpar tudo e refazer com os produtos certos .Aprendemos sempre com cada erro cometido ,e isso aumenta nosso conhecimento e experiência .

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Engenharia genial

Vi este vídeo e fiquei admirado com a criatividade do fabricante deste equipamento .
O produto é suiço e pode ser adaptado a varios tipos de automóveis

domingo, 5 de junho de 2011

Restaurações em uma residência

A pedido de um grande amigo que é arquiteto , acabo de fazer um trabalho que para mim é inédito ,a restauração de portas e janelas de uma residência que ele está reformando.Não estou acostumado a restaurar peças fixas num local e nem a subir em andaimes .
Em princípio achei meio estranho executar o serviço e não me interessei pelo mesmo ,mas quando fui ao local e vi o estado em que estavam as peças decidi fazer a restauração .
Todas as janelas ,portas e demais peças em madeira , foram restauradas utilizando enxertos com pedaços de madeira ,massa F12, e foram pintados com OSMOCOLOR da côr imbuia.Foram vinte dias de trabalho duro ,mas o resultado ficou bom e agradou muito ao, proprietário da residência .
As fotos abaixo não foram feitas por mim ,mas pelo arquiteto ,e não mostram detalhes das peças restauradas,mas sabendo-se que estavam muito desgastadas ,pode-se ter ideia do trabalho feito .

Esta é a fachada da casa.


Nesta lateral pode-se ver grande parte das peças restauradas .


Os fundos da residência não tinham tantas peças estragadas mas a grande dificuldade foi chegar até as janelas mais altas .

A equipe que já estava trabalhando na reforma foi de muita ajuda para que o serviço fosse bem executado .Na foto acima aparecem dois dos profissionais desta equipe.