Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Caldeirão de ferro

Uma leitora do blog quis informações sobre como conservar um caldeirão de ferro que está começando a enferrujar .
E bem simples .Basta pegar uma lixa para ferro n° 180 e lixar toda a peça ,retirando toda a ferrugem existente .Mas deve-se tomar cuidado para não lixar em excesso fazendo com que o metal fique brilhando .Caldeirões de ferro são tradicionalmente escuros ,pretos ou amarronzados.Após lixar é só passar duas demãos de verniz fosco e pronto .Caso você lixe em demasia e apareçam partes do metal brilhando , o jeito é dar uma demão de tinta preta ,e por cima uma ou duas demãos de verniz fosco .Lembre-se que caldeirões de ferro nunca brilham .Só isso.

11 comentários:

  1. Olá! O suco de limão é útil tbém, neste caso, pra tirar a ferrugem?

    Beijos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com
    mallmann.luiza@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza ,nunca experimentei usar limão contra a ferrugem .Acho que funciona melhor com cachaça e açucar .Suco de limão se presta a diversas coisas principalmente em limpeza ,mas eu realmente desconheço como atua na ferrugem .
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Amauri!
    Sou fã das suas restarações!!!!!Você é um excelente professor.
    Adoraria morar na casa ao lado.
    bjossss

    ResponderExcluir
  3. Produtos a base de Acido Fólico e água são ideais, retiram a ferrugem além de proteger. Aplique com pincel e após reação (2 horas) já deve estar fosfatizadas, lixar ou passar escova de aço para remover os resíduos e aplicar tinta ou verniz. O produto pode ser encontrado em casa de materiais de construção e ou de tintas residenciais.
    BAZU

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog! Dicas muuuuuuuito úteis. Eu estava exatamente procurando como restaurar peças de ferro sem descaracterizar.

    Abraços !
    Dani (http://rosabranca-artesecoisasdavida.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  5. Oi Amauri, esse caldeirão minha Avó tinha para fazer polenta, deu uma saudade daquele gostinho que ficou para traz em minha infancia.
    Quero resgata-lo e enche-lo de flores !!! bjs

    ResponderExcluir
  6. Este procedimento pode ser usado pra ferro antigo, de passar a roupa a carvão?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferro é fero ,não importa a forma.Pode fazer no seu ferro de vapor que ficará bem

      Excluir
  7. Boa tarde, Amauri
    Qual o tipo de tinta preta que posso usar antes do verniz fosco para deixar meu ferro de passar a carvão lindo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Edirlene .
    A tinta preta à qual me referi na postagem é o esmalte sintético fosco .Dilua ele com 20% de água raz e aplique uma demão . Depois aplique duas demãos de verniz também fosco ,diluído com 20% de água raz .Pronto seu ferro estará lindo.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .