Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Renovação de uma antiga cômoda

Esta comoda deve ter quase noventa anos.Pertenceu à avó de sua atual proprietária .
Para esta cliente já restaurei uma máquina de costura Singer que também foi de sua avó .
A comoda tem uma estrutura muito resistente e pesa um bocado .Mas graças à qualidade da madeira empregue em sua fabricação resistiu ao uso de anos e anos.Estava bastante desgastada,mas bastou lixar, restaurar algumas partes,e aplicar umas demãos de verniz que ela readquiriu seu antigo charme .

Este detalhe estava sujo e feio ,foi necessário aplicar um produto chamado Tira Tinta, sobre o qual já comentei aqui no blog .
A peça ficou limpa e foi fácil de envernizar .


As fechaduras estavam emperradas por falta de uso e acúmulo de poeira .Havia sinais da antiga presença de cupins em algumas parte do móvel .Foi aplicado um produto para matar cupins afim de garantir que não haverá mais problemas .


As gavetas estavam com suas frentes bastante "machucadas " mas não foi necessário fazer enxertos na madeira .Porém os trilhos estavam muito gastos e foram restaurados completamente ,utilizando madeira semelhante à original só que alguns anos mais nova .Certamente essas gavetas poderão ser utilizadas por mais algumas décadas.


Os pés estavam muito feios ,mas inteiros .


Depois de alguns dias de limpa , lixa ,lixa ,limpa ,conserta aqui , conserta alí ,o resultado foi esse :


O aspecto geral melhorou muito ,o móvel parece ter ficado mais limpo.Os detalhes avermelhados são originalmente feitos com a madeira tingida .Essas partes foram tingidas novamente para preservar a originalidade do móvel .


As fechaduras estão funcionando.Uma delas teve de ser trocada pois não tinha conserto.


As gavetas agora funcionam e estão sem folgas ,correndo normalmente pelos trilhos refeitos .


Os pés estão como devem estar ,limpos e bonitos.

14 comentários:

  1. Que capricho menino! Isso sim é uma restauração!! Parece q ela está na loja, pronta para ser comprada por sua primeira dona! Amei o resultado!

    Abs e ótima quarta!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Amauri!
    Ficou linda!!!Adoro as suas restarações,seu trabalho é perfeito!!!!!
    bjosss

    ResponderExcluir
  3. Oi Amauri, vc soube valorizar muito bem essa comoda antiga, ela esta com uma cor linda.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Uau! Maravilhosa! Caprichou muito. É tão bom ver o resultado desse trabalhão. Parabéns, Amauri. Ah, pus seu link na lateral de meu blog, vamos divulgar esse trabalho lindo que você faz.
    Abraços de novo.
    Ah, gostei da imagem do cabeçalho. É de algum lugar específico, tipo loja ou casa?

    ResponderExcluir
  5. Olá Amauri! Cheguei até teu blog por meio do blog da Sandra Guadagnin e vi que desenvolves um belo trabalho, um verdadeiro artista! Sou novata no mundo das restaurações, que são para mim um prazeroso lazer e um excelente remédio para o stress do dia-a-dia. Ou seja, restauro para o consumo próprio (risos)! Estou começando minha coleção pessoal. Outro dia comprei uma cômoda, que não precisou de grandes reparos (falei dela aqui: http://e-deverdade.blogspot.com.br/2012/06/imagina-felicidade.html). Mas ontem, comprei uma mesa de centro em madeira maciça, que precisa ter o acabamento em verniz totalmente restaurado, mas como disse anteriormente, a novata não sabe por onde começar! Li coisas diferentes na internet. Uns dizem para lixar e pintar, outros para passar removedor, lixar, passar selador e envernizar... queria manter envernizada, porém deixar mais escura, do tom da cômoda. Você pode me dar algumas dicas?? Agradeço muito!
    Abraço
    Keli

    ResponderExcluir
  6. Como se diria em italiano "é veramente un capolavoro". Belissimo trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Nossa a peça ficou outra, está linda. Seu trabalho é maravilhoso.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Wow, this post іs fastidious, my younger sister is analyzing such things,
    thereforе ӏ am going to convey her.

    my webloǥ: best rice cooker for the money 2014

    ResponderExcluir
  9. Fiquei encantada com o trabalho, ficou perfeito! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu trabalho de restauração!! Sou filha de um restaurador de móveis e meu pai já faleceu há muito tempo... gostaria de aprender a remover uma tinta de umas janelas de peroba rosa, antigas que meu pai colocou em minha casa... há pelo menos 3 camadas de tinta... preciso de sua ajuda.... creio que o melhor caminho é o removedor byo cleaner.... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria
      Existem dois produtos que podem te ajudar muito . Um é o Tira Tinta da Byo Cleaner ,que é ecológico ,e um ótimo removedor de tinta antigas. O outro é o Stripitisi da Montana Química ,que faz o mesmo trabalho do tira Tinta ,mas um pouco mais rápido,sendo entretanto necessário manuseá-lo com luvas pois é muito forte . Os dois devem ser removidos da superfície com espátula ou escova de aço .No caso do Stripitisi ,o residuo deve ser removido com Thinner , no Tira Tinta com um pano umido ou uma escova molhada com água .Depois é só pintar ou envernizar a peça .
      Se tiver mais dúvidas , entre em contato pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  11. Coisa Mais Linda meu Deus !!! Impressionante seu trabalho.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .