Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Máquina de costura deteriorada.

Esta máquina estava com o gabinete em péssimo estado ,pois foi abandonada durante anos .

Sua proprietária a recebeu de presente do jeito que mostram as fotos ,mas acreditou que seria possível restaura-la e me encarregou disso .

O que não estava quebrado estava solto .O que não estava solto estava avariado de alguma forma .As partes superiores (tampo e mesa) não puderam ser restauradas por estarem excessivamente estragadas.Foi preciso comprar um gabinete antigo e semelhante para aproveitar algumas partes .Isso é mais difícil do que a restauração ,pois os gabinetes são raros de se encontrar, ainda mais em bom estado .

Os gaveteiros estavam deploráveis mas com a estrutura quase inteira .Só foi necessário adaptar uma peça de outro gaveteiro.Porém ficaram sem a fechadura . Essa parte trabalhada em relevo ,em volta do puxador não existe mais para vender .Levei alguns dias procurando ,e acabei optando por deixar todas as gavetas sem enfeite pois só restou um inteiro .Este será guardado ,e quando conseguir encontrar os outros que faltam eles serão adicionados às gavetas.

A gaveta central estava desmontada ,bastou um pouco de cola para deixa-la em ordem.

A máquina em si também estava com a pintura bastante estragada ,mas com um pouco de limpeza e duas demãos de verniz ficou com um aspecto melhor

Ficou desse jeito depois de polida e envernizada.

Depois de montada ficou com uma nova imagem .

O gaveteiro não ficou perfeito ,mas melhorou bastante .


No corpo da máquina o estrago do tempo foi disfarçado após a limpeza e polimento.


Este foi um dos trabalhos mais difíceis que fiz numa máquina de costura ,mas o resultado me agradou pois consegui "reviver" a peça .
Algumas pessoas me perguntam porque posto tantas fotos de máquinas de costura .Primeiramente ,porque gosto de restaurar essas peças e tenho uma pequena coleção .E também porque é o tipo de peça antiga que mais tem "histórias para contar ".Todas essas máquinas tem um significado carinhoso na vida de seus donos .Lembranças de infância , de avós que costuravam suas roupas ,e outras coisa mais .

34 comentários:

  1. Excelente trabalho, aliás, caprichado como todos os outros que já vi em seu blog.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Continue postando as restaurações da máquinas de cotura, tudo é muito interessante, são objetos lindíssimos. Parabéns pelo tabalho.

    ResponderExcluir
  3. Oi, obrigado por prestigiar meu blog com seus elogios... Seu trabalho é muito bom, esse gabinete ficou impecável !!!
    Parabens!! Gostei de ver meu blog em seus favoritos tbm vou retribuir levando o seu bloguinho para minha pagina, bjs
    http://restauromoleiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    estou adorando seu blog e suas dicas,
    queria fazer uma pergunta, recentemente comprei uma máquina pretinha antiga e como tenho uma certa noção de pintura e adoro por a mão na massa, gostaria de restaura-la,eu mesma, usando suas dicas, já dei uma boa limpada nela , só tem um problema , aqueles detalhes em dourado estão se apagando, é possível repinta-los ? se sim , qual tinta usar ? e depois , é melhor inverniza- la toda ?
    desde já agradeço , e parabéns pelos trabalhos !
    Abraços,
    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane, na realidade os detalhes são decalques, hje só disponíveis compra na china atravé do aliexpress, levam em torno de 120 dias para chegar mas chegam sim.... comprei alguns e estou muito satisfeito... boa sorte]

      Excluir
  5. Eliane , o ideal era que você tivesse me mandado um e-mail ,mas...
    Vamos lá : os detalhes em dourado saõ decalques antigos que não são mais fabricados e que não existem para venda em nenhum lugar do mundo .Já procurei nos Estados Unidos e na Europa , ninguém mais tem isso .Você pode tentar fotografá~los antes de lixar e tentar reproduzi-los com tinta dourada ,mas não ficará tão liso quanto os originais ,pois a tinta terá algumas ondulações .O ideal é passar uma demão de verniz automobilístico,se você tiver pistola e compressor .Ou comprar o verniz em spray da Colorgin e aplicar umas tres demãos .
    Abraços

    Amauri (Dom Moleiro )

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela atenção e pelas dicas !!
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá me chamo diego . eu gostaria de saber como restaurar a estrutura de ferro da maquina de costura. eu qero deixar um dolrado envelhecido. pode me ajudar? abraçoss e parabens pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego , boa noite .Me mande por favor um e-mail para que eu possa te passar as informações que pediu .

      Excluir
  8. tenho um gabinete que quero restauralo, gostaria de lhe enviar fotos para orcamento.Qual o endereco para envialas via email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jackson boa tarde .
      O endereço está na barra lateral do blog : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  9. If you wish for to obtain a good deal from this piece of writing then you have to
    apply these methods to your won webpage.

    my site; baby nursery set

    ResponderExcluir
  10. Great web site you have here.. It's hard to find quality writing like yours these days. I seriously appreciate individuals like you! Take care!!

    my site baby girl nursery decor

    ResponderExcluir
  11. I'm truly enjoying the design and layout of your website. It's
    a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here
    and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme?

    Excellent work!

    My web-site ... baby girl baptism dresses

    ResponderExcluir
  12. Olá Gostaria de saber quanto cobra para restaurar uma máquina de costura antiga quase parecida com a que você restaurou de uma marca alemã.
    A que tenho também é alemã mas é a Lemers Muller,ela era de minha avó,tem uns 100 anos,estava parada tava bem inferrujada,quero só para enfeite mas queria que voltasse a só girar a engrenagem,e abrisse a parte da bubina não precisa costurar,mas que fique com um aspecto da sua história.obrigada estarei no aguardo da resposta! Patrícia Pacheco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia.
      Para te dar um orçamento preciso ver a peça . Me envie por favor, fotos dela ,para que eu possa avaliar o que tem de ser feito ,e aí ter uma noção de preço para o trabalho.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia gostaria de saber quanto custa restaurar uma máquina como essa, o que tem pra fazer nela seria restaurar as lâminas da madeira da parte de cima envernizar , pintar as ferragens e pronto. Tem como me dar um preço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo .
      O custo médio de restauração de uma máquina dessas é R$ 750,00 .O gabinete e os pés tem de ser totalmente desmontados .O gabinete é restaurado e envernizado. Os pés são lixados até ficar no ferro puro, é aplicado um primer, e depois duas demãos de tinta na cor original.

      Excluir
  15. verdadeiramente e um trabalho maravilhoso...esta de parabems...sou apreciante de maquinas de costura antiga.....

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma máquina para restaurar mas não sei o endereço para levar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennifer. envie fotos pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com para que eu possa avaliar o que precisa ser feito em sua máquina e fazer um orçamento.

      Excluir
  17. Olá, tenho uma máquina e quero aproveita-la na decoração, os pés seriam para um aparador e a máquina em si seria fixada em uma pedra de granito ou madeira. Vc faz isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie fotos pelo e-mail para que eu possa fazer um orçamento

      Excluir
  18. Boa noite, meu nome é Marisa e tenho uma máquina que foi da minha avó, que gostaria de restaurà-la. Como posso entrar em contato? Gostaria de um telefone ou e-mail.
    Você está em São Paulo?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marisa .
      Se você olhar na barra lateral do blog encontrará e-mail e telefone .
      Mas vamos lá : os telefones são (11)2306-0193 e (11) 99382-89 23 ( TIM )
      O e-mail é : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
    2. Sim , estou em São Paulo
      Meus telefones são : 2306-0193 e 99382-8923 ( TIM )
      O e-mail é : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  19. boa noite. eu sou aqui do parana , e tenho uma maquina de costura bem antiga,q precisa de ser restaurada como eu faço . para fazer um orçamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Liliam
      Para orçar qualquer peça preciso vê-la .Assim posso avaliar o estado em que se encontra e o trabalho a ser feito. Preciso que envie fotos de sua máquina para o e-mail : dom.moleiro@gmail.com
      Você tem de considerar o custo do frete para trazer a peça até São Paulo ,e analisar se vale a pena .

      Excluir
  20. Olá, boa tarde, gostaria de saber se vcs também compram maquinas antigas de costura ou só as restauram !!! Meu e-mail é fabianoferreirafilizola@gmail.com !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiano .
      Não compro máquinas ou quaisquer antiguidades .Sou apenas um restaurador .

      Excluir
  21. Boa tarde, já frequentei seu blog, pelos trabalhos incríveis que vc faz, verdadeiras obras de arte. O que não sabia é que também restaurava máquinas de costura antigas. Tenho uma máquina Anker alemã, que foi de minha mãe, que deve ter mais de 100 anos. A base de madeira estava em péssimo estado e não possibilitava recuperação mas, como o pé é belíssimo, estou restaurando para usar como base de uma mesa de granito. Gostaria de recuperar a máquina e fazer um gabinete de mesa, pequeno, restaurando sua aparência, porém também colocando-a em estado operacional. Você teria como fazer este gabinete e revisar a mecânica da máquina? Obrigado pela atenção e por compartilhar sua arte conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Almir .
      Desculpe a demora em responder,mas estive afastado do tyrabalho por algum tempo.
      Envie fotos da máquina para o meu e-mail : dom.moleiro@gmail.com
      Vendo a maquina ,posso avaliar o que tem de ser feito e enviar um orçamento.

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .