Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 4 de março de 2012

Pintando portas


Um cliente me ligou pedindo instruções para pintar uma porta de seu banheiro que teve de ser substituida .
E simples e fácil fazer isso ,afinal é uma porta lisa e nova conforme ele me informou ,mas não é uma moleza como parece .
Em primeiro lugar ,é necessário lixar bem a porta para deixar a madeira bem lisa .
Para isso eu uso a lixadeira orbital com uma lixa n° 100 .Isto pode ser feio sem lixadeira ,apenas com as mãos ,mas demora um pouco mais .Depois limpo bem o pó de madeira que ficou e passo uma demão de seladora diluída a cincoenta por cento em thinner específico para seladora .Isso fará com que se use uma menor quantidade de tinta e deixará a madeira mais impermeabilizada .
A seguir passo a tinta com um pincel largo e vou passando depois o rolinho de espuma seco , sem tinta alguma ,para dar um acabamento melhor.Se você passar só o pincel ,este deixará as marcas das pinceladas .Se passar o rolinho embebido em tinta aparecerão eventualmente algumas bolinhas de tinta e um acabamento bem característico de pintura com rolinho.Quando o rolinho estiver encharcado ,seque-o passando num jornal até tirar bastante a tinta acumulada
Utilizando os dois como faço,não haverá marcas de pincel nem bolinhas ,mas um acabamento mais caprichado .
Mas esse processo tem de ser feito em toda a porta no sentido das fibras da madeira ,e sem intervalos .Ou seja passo o pincel de cima abaixo e venho acertando com o rolinho em faixas paralelas até pintar toda a porta.Quando a tinta estiver aplicada em toda a superfície passo o rolinho outra vez para homogeneizar o acabamento.
Uso sempre esmalte sintético diluido a vinte por cento em água ráz .
Obviamente fica mais fácil fazer isso com pistola e compressor ,mas nem todas as pessoas tem este equipamento em suas casas, e , este processo gera uma nuvem de gotículas de tinta que vai se impregnar no resto do cômodo onde está sendo feita a pintura .
Se você não tiver experienccia no uso da seladora pode aplicar a tinta direto na madeira que vai ficar bom do mesmo jeito ,só que aumentará o volume de tinta a ser usado .
Caso tenha alguém em casa com problemas respiratórios ,existe no mercado tintas solúveis em água ,que tem cheiro bem fraco e saõ fáceis de limpar .Se cairem gotas no chão é só passar um pano úmido que sai tudo.
Mas lembre-se de sempre passar no mínimo duas demãos de tinta .

7 comentários:

  1. Visito sempre seu blog pois gosto muito dele, e gostaria que o SR me esclarecesse uma dúvida.As portas de minhas casa são brancas mas estão sujas e eu gostaria de pintá-las novamente de branco. Posso passar o esmalte só por cima? Uso o sem brilho? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Amauri, instalei um tradutor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá...adorei seu blog!
    Tenho uma dúvida e gostaria de saber o que me recomenda(se não for pedir demais).Tenho uma mesinha(tipo aparadouro)dourada de ferro e um abajour do mesmo jeito,estão novas...o problema é que não as quero mais em dourado,gostaria de pintá-las de prata ou cromá-las com tinta spray.Quero saber se é só pintar por cima da tinta já existente ou tenho que fazer mais alguma outra coisa.
    Desde já agradeço.
    Espero que me responda.
    Um beijo.
    Katia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia desculpe a demora em te responder .
      o que você tem de fazer é dar uma lixada leve na tinta original ,não precisa arrancá-la ,apenas riscar sua superfície para que a tinta nova possa grudar nela .Aí é só passar a tinta nova e pronto .
      Se precisar de mais informaçoes mande uma e-mail que te orientarei da melhor forma possível .

      Amauri ( Dom Moleiro )

      Excluir
  4. Visite meu blog, veja fotos em restauração em aberturas percorro todo o Brasil, dependendo do orçamento, prática nos EUA por mais de 20 anos. rewilpinturaserestauracoes.blogspot.com tels; 51 3337 0939 ou 51 99674784 falar com ROBERIO COSTA. Porto Alegre RS.

    ResponderExcluir
  5. Dom molleiro
    Necessito esmaltar um emblema de um ford 1949
    Consegue fazer isso gerso 11-999817718
    1333@uol. Com ,br
    Onde posso encontra-lo

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .