Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Tingindo o verniz


Um leitor quer saber como envernizar um móvel de pinho ,mas tornando-o mais escuro.
É simples : Depois de lixar e limpar a superfície da madeira ,separe um pouco de verniz suficiente para duas demãos ,e misture um tingidor de verniz .
Eu utilizo o TINGILACK da Sayerlack ,que é muito bom e rende bastante .Existem outros ,mas prefiro trabalhar com esse que já conheço.
Separe o verniz em uma vasilha ou vidro e adicione o tingidor aos poucos .Para acertar o tom desejado aplique num pedaço de madeira à parte para testar,ou numa parte do móvel .Leia atentamente as instruções do rótulo e não terá problemas .
Se não estiver bom, adicione mais tingidor e teste novamente .Repita a operação até conseguir o tom que está querendo.Dilua esta porçaõ de verniz com aproximadamente uns vinte por cento de água ráz ,Eu recomendo a Água Ràz Ecológica da Byo Cleaner .Eu conheci esse produto recentemente .Por ser ecológico não agride o ambiente nem a pele das mãos ,e na diluição dá a impressão de deixar a tinta mais "macia " .Fica mais fácil de pintar do que com as outras marcas de água ráz .
Passe duas demãos do verniz tingido e seu móvel estará pronto .
Se ao passar a mão sobre a superfície sentir algumas impurezas,como se fossem pedrinhas minúsculas, compre uma lixa d'água n° 2000 ,(utilizada para polimento de automóveis ) e passe devagar .As impurezas saem sem que o brilho do verniz seja riscado
É isso

6 comentários:

  1. boa tarde!Quero envernizar um criado mudo que esta velho mas é muito bonito!Como faço??é de cerejeira`!Pode me ajudar!Passo a passo!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro anônimo boa noite . Me envie por favor um endereço de e-mail para que eu possa responder suas dúvidas .E, se possível me envie fotos da peça ,pois assim fica mais fácil dizer o que você tem de fazer .
    Abraços

    Amauri ( Dom Moleiro )

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por seu talento, e principalmente por compartilha-lo conosco. Pessoas com boa vontade, para nos dar dicas e esclarecimento de dúvidas, gratuitamente, nos dias de hoje, é difícil. No meu caso, sua dica sobre seladoras e vernizes foi de muita utilidade. Obrigada. Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  4. bom dia gostei muito do seu blog , mas estou com um enorme problema e não sei se vc pode me ajudar . envernizei uma porta nova com verniz da cor vinho mas a porta ficou vermelha o que posso fazer pra que ela fique na cor certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez se você misturar um pouco de esmalte sintético preto no verniz consiga chegar num tom de vinho adequado .Ou então compre um tingidor de verniz bem escuro, tipo imbuia e faça o mesmo. Se não der certo entre em contato pelo e-mail indicado abaixo que tentarei encontrar outra solução.

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .