Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

domingo, 13 de maio de 2012

Restauração da caixa de um Cuco

Este antigo Cuco alemão foi comprado pelo avô de seu atual proprietário no começo da década de vinte ,no século passado .Uma informação não confirmada diz que foi comprado já usado ,o que pode significar que o relógio tenha quase cem anos ou talvez mais que isso .
Seu dono o obteve através de uma tia e se dispôs a devolver-lhe a integridade original ,e por isso contatou-me .
Chegou às minhas mãos desmontado e cheio de buracos de cupim depois de muitas décadas de bons serviços prestados à mesma família .



Este cervo, que fica no alto do frontão teve sua base bastante danificada .


Esta é a outra parte do frontão onde se apoia a figura do cervo .Notem os furos do cupim ,e o buraco feito pelos mesmos


Aqui vemos a base do cervo já preenchida com massa F12.Um dos pássaros tambem teve seu interior preenchido além de partes das laterais e da casinha do Cuco .


A parte inferior com os pássaros restaurados e já envernizados com verniz ecológico Aquaris ,da Sayerlack.


O mostrador estava bem estragado com alguns números quase ilegíveis .Restaurei os números mas não completamente para que não parecessem novos .O flash da máquina atrapalha um pouco a visualização pois ficou com excesso de brilho.


E aqui está a caixa pronta e envernizada .A máquina foi restaurada por um especialista em relógios antigos que tem oficina no subsolo do Shopping Eldorado em São Paulo .Eu não entendo desta parte e meu cliente a levou para o tecnico acima citado .

O melhor de tudo é que meu cliente gostou muito do trabalho ,conforme me disse ao ver a peça pronta.

7 comentários:

  1. Adoro restauração, vou voltar.

    Beijo da Nita.

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso o seu trabalho!!Ficou lindo!!!
    Parabéns!!
    Abraço!
    Silvana.

    ResponderExcluir
  3. Menino, que trabalho delicado! Não sabia dessa massa para preencher os espaços.. tb, pudera, sou completamente nova neste quesito! Gosto qdo vc restaura por não deixar com cara de novo.. é preciso preservar o desgaste natural que o tempo traz às peças, de forma natural!

    Bjs e uma linda e produtiva semana,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Como deve ser bom restaurar estas peças, que certamente são carregadas de histórias e lembranças.

    ResponderExcluir
  5. Olá amauri!
    Parabéns!A sua restauração ficou maravilhosa!!!!!Coisa de mestre.
    bjossssss

    ResponderExcluir
  6. Experimente uma massa feita com pó de madeira (da lixadeira, da serra não serve) com seladora pura (não dissolvida)em vez destas massas prontas. Vc pode variar a coloração, utilizando o pó da madeira q vc quiser. O remendo fica muito mais perfeito e poisteriormente com a aplicação de cera de carnaúba ele praticamente some.

    ResponderExcluir
  7. Oi Amauri... voltei aqui pra te fazer uma pergunta técnica, rs! Lembrei que vc restaurou esta peça com a massa F12 nos buracos dos cupins. E o q quero saber é se esta massa é utilizável para qualquer superfície de madeira e se ela tem tonalizantes! Vc mistura alguma coisa à massa - tipo serragem fina? Explico: vamos restaurar um móvel antigo e me parece que o tampo tb tem túneis de cupim por debaixo da tinta. Temos intenção de preencher com algo pra não recortar este tampo. O móvel é muito pesado e nem é tão grande, por isso estou achando que os cupins não fizeram grandes estragos - a peça é toda de madeira é maciça!

    Beijos e excelente semana!

    Luiza Mallmann
    mallmann.luiza@gmail.com
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .