Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 24 de junho de 2012

Cera X verniz


Um leitor do blog me perguntou se poderia passar cera numa mesa que ficará na varanda .
Obviamente esta mesa sofrerá ação das chuvas e do sol.
Então ,o melhor mesmo é enverniza-la para sua melhor proteção.
A cera ,por melhor que seja ,é destinada a móveis do interior da casa que não estejam sujeitos às intempéries.A cera é fraca e se dissolve com o calor ,e mancha com a umidade.O ideal é usar cera em peças que não serão muito manuseadas pois o brilho que ela dá é bonito embora perecível.
O verniz a ser utilizado em móveis de uso externo deve ser brilhante ,para durar mais .
Eu prefiro móveis foscos ,mas as tintas e vernizes foscos são mais frágeis e se deterioram com mais rapidez quando atacados por umidade,abrasão ou calor excessivo .
Já o verniz e a tinta brilhantes tem uma capacidade maior de resistência.Não me perguntem porque ,pois desconheço o motivo .
Existe uma segunda opçao para proteger peças externas :é o esmalte sintético transparente ,produto que não se encontra com facilidade ,mas que tem uma resistência muito grande às intempéries e a abrasão .
A Montana Química tem um produto chamado OSMOCOLOR que é específico para exterior, tendo resistência e durabilidade muito altas também.

23 comentários:

  1. Grata por esta explicação que postou.
    Também não sou apreciadora de muito brilho e tudo que postou aqui, levou-me a perceber melhor aquilo que é mais ou menos resistente, no campo dos vernizes e tintas.

    Meu abraço fraterno
    Clementina

    http://trapilhosdaclementina.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica e explicação, só tenho q agradecer !!!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Amauri!
    Que bela aula você deu,como sempre tenho aprendido muito com você!
    Lembra daquelas portas do sítio,eu já comprei os produtos que você indicou e estou só esperando ter um tempinho livre para botar as minhas mãos nelas!!!!Obrigada também por seu carinho lá no blog,vou fazer o sorteio em julho e vai ser mesmo uma tela,uma paisagem mineira!!!
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo!

    Muita gente questiona o verniz com brilho, eu já gosto do efeito!
    Sem contar que protege a madeira.
    Hummm... Gostei da explicação da diferença entre a Cera X Verniz. Tenho duas peças enceradas que estão na minha varanda, mas não pegam chuva, se bem que a umidade é certa, né?
    O que você acha Amauri? Devo ou não envernizá-las?

    Desde já obrigada!

    http://nadja-cacarecos.blogspot.com.br/

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ótima iniciativa, Amauri, com este blog. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!

    ResponderExcluir
  6. This is a topic which is close to my heart... Cheers!
    Where are your contact details though?

    my page - baby girl photos

    ResponderExcluir
  7. Spot on with this write-up, I actually believe this
    web site needs far more attention. I'll probably be returning to see more, thanks for the advice!

    Feel free to surf to my web page - Baby Girl Pictures

    ResponderExcluir
  8. Hey There. I discovered your weblog the use of msn. This is an extremely
    smartly written article. I will make sure to bookmark
    it and return to read extra of your helpful info.
    Thanks for the post. I will certainly return.

    Also visit my weblog - causes of back pain

    ResponderExcluir
  9. Tenho um guarda roupa em angelim pedra e gostaria de saber se a aplicação de verniz resolveria o problema do mau cheiro que esta madeira exala?

    ResponderExcluir
  10. Érica, nunca trabalhei com essa madeira,mas sei que tem o cheiro muito forte.
    Creio que o verniz possa "tampar " os poros da madeira, e impedir que ela exale este odor característico.
    Deve demorar alguns anos para o cheiro sair por completo se a madeira ficar sem nenhum produto na superfície .Vale a pena tentar pois os móveis feitos em angelim duram séculos .E conforme se passam os anos a madeira fica mais dura ,por isso tem esse nome .

    ResponderExcluir
  11. Olá!! Gostei muito de seu blog e de suas dicas. Gostaria de pedir uma dica: tenho um armário de madeira escura (tipo aqueles que vem de "Canela" ) mas acho que a cobertura dele é de folha. Quero igualá-lo à mesa que comprei fazendo uma pátina, mas não sei como retirar o acabamento que acho que é de cera (não é verniz), é fosco. Depois pretendo fazer a pátina. Agradeço desde já, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovani .
      Se for cerá é só limpar com um pano umedecido em Thinner de diluição ,que é mais forte do que o de limpeza.Tem de esfregar bem ,até sair tudo.Pode também utilizar lixa nº 150 e tirar tudo lixando.
      Se precisar de mais informações entre em contato pelo e-mail indicado abaixo da caixa de comentários .

      Excluir
  12. Bom a minha casa tem o piso de madeira , moro em Portugal a madeira tava mto velha então passamos verniz e ficou como nova queria saber se posso passar cera mesmo tendo verniz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ficou bom com verniz ,não é conveniente aplicar cera , pois o piso poderá ficar escorregadio .

      Excluir
  13. tenho uma estante de madeira na sala e sem verniz nada ta pura madeira que ceravc me indicaria para tirar o áspero da estante?

    ResponderExcluir
  14. Em primeuiro lugar , você deve lixar com uma lixa nº 320 ou nº 400 ,para deixar a superfície bem lisa ,e depois limpar com um pano seco para retirar o pó. A seguir passe a " Cera Resistente W&W " da W&W Química, ou outra cera acrílica ,para dar maior proteção .Aplique tres demãos da cera e pronto.

    ResponderExcluir
  15. oi, eu fui limpar meu armário e usei uma pasta chamada limp tek , mas a madeira ficou com um aspecto feio tipo embaçado o que eu posso fazer pra melhorar o aspecto da madeira? cera ou passar verniz? obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia
      Você terá de remover essa pasta com água raz ou thinner e aplicar cera acrílica , que é mais fácil de trabalhar e seca muito rápido. Recomendo a "Cera Resistente W&W" , da W&W Química ,que uso constantemente com ótimos resultados .

      Excluir
  16. Boa noite!

    Espero que possa me auxiliar, tenho umas folhas de caderno com receitas escritas por minha mãe e gostaria de emoldura-las, mas antes quero passar algum produto para protege-las por mais tempo.

    Será que pode me orientar?

    Desde já agradeço.

    IAVV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Colorgin tem um verniz em spray que é excelente para fazer esse tipo de trabalho. E não mancha os papéis .
      Procure em lojas de tintas. É fail de encontrar . Tem fosco e brilhante

      Excluir
  17. Sinceramente eu discordo totalmente. A cera é muito durável, há móveis com mais de 100 anos sem restauro e com cera perfeita, também não desgasta se a pessoa é limpinha evitando os arranhões aos móveis, é mais fácil lixar e refazer o serviço. O verniz dura pouco, fica craquelado, logo volta a ser madeira crua e os resíduos são mais difíceis de lixar para repintura, na realidade tem uma parte do verniz que penetra nos veios e nunca saem, a repintura sempre fica ruim, cada vez pior.

    ResponderExcluir
  18. Olá Amauri! Antes de mais nada... parabéns pelo Blog e pelo compartilhamento de informações. Sobre a durabilidade maior do verniz brilhante sobre o fosco você comenta que não sabe o motivo disso acontecer. Ocorre que na Física há um princípio que pode explicar esse comportamento. Quanto mais há brilho em uma superfície... maior a reflexão dos raios solares... portanto menos absorção de calor e manutenção da superfície menos quente e sem deterioração química do verniz.
    Grande abraço e... mais uma vez... parabéns pelo espaço!

    ResponderExcluir
  19. Gostei. Também prefiro a cera. Vou encerar umas cadeiras que tenho aqui. Elas são novas, nunca foram usadas. É de madeira maciça que hoje não existe mais. Meu pai tinha loja, comprou essas cadeias cruas, sem estofado. Ficaram guardadas no sótão de casa por uns 40 anos. Resolvi usá-las. São lindas. Tem várias. As que sobrarem vou vender. Show de bola seu blog.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .